Nota sobre os dados de rendimento escolar com base no Censo Escolar 2020

A estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com a Samsung e a Cidade Escola Aprendiz.

O UNICEF está presente no Brasil desde 1950, apoiando as mais importantes transformações na área da infância e da adolescência no País, concentrando seus esforços nas meninas e meninos mais vulneráveis, com foco especial nas crianças e nos adolescentes que são vítimas de formas extremas de violência.

Instituto Claro é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), responsável pelas ações de responsabilidade social corporativa da Claro, e tem a missão de conectar pessoas para um futuro melhor. Para isso, investe em projetos de educação e cidadania, que utilizam a tecnologia para o desenvolvimento humano, social e ambiental.

O Itaú Social é um dos braços de responsabilidade do Itaú. Sua atuação é relacionada ao desenvolvimento, implementação e compartilhamento de tecnologias sociais para contribuir com a melhoria da educação pública brasileira. O Itaú social busca ser um polo de desenvolvimento educacional articulador, agregador e produtor de conhecimento, para a consolidação da educação e da proteção de toda criança, adolescente e jovem, como prioridades da sociedade.

A Comunidade Educativa CEDAC é uma organização social que, desde 1997, trabalha com redes públicas de ensino na implementação de processos de formação continuada para os profissionais da educação.  Esses processos são desenvolvidos no âmbito de projetos realizados em parceria com os setores público e privado e são voltados para o desenvolvimento e o aprimoramento de conhecimentos e práticas que resultem na oferta de uma educação pública de qualidade para todos.

O Instituto Avisa Lá é uma organização da sociedade civil que, desde 1986, vem contribuindo para qualificar a prática educativa nos centros de Educação Infantil, creches e pré-escolas públicas. Junto às redes de Ensino Fundamental desenvolve ações de formação para profissionais de educação visando a competência da leitura, escrita e matemática dos alunos nos anos iniciais.

A Cidade Escola Aprendiz é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que há 21 anos contribui para o desenvolvimento dos sujeitos e suas comunidades por meio da promoção de experiências e políticas públicas orientadas por uma perspectiva integral da educação. Estruturada em programas que atuam em diversas cidades do país, a Cidade Escola Aprendiz pesquisa e desenvolve conteúdos metodológicos, dissemina experiências, realiza formações para gestores, educadores e lideranças sociais, e contribui para a modelagem e implementação de políticas públicas de educação e direitos humanos.