Quanta coisa interessante acontece na Amazônia! Recuperei minhas forças. Mas ainda não sei por que está faltando água lá em casa…
Tenho uma amiga que pode saber, vamos nos embrenhar na mata até encontrá-la!
Vamos subir! Minha amiga mora lá em cima, no alto das árvores.
Aí está a harpia! Use seu poder de voo e verá como a Amazônia influencia as chuvas de todo o continente.
Adeus, amigo! Nos ajude a cuidar da floresta!
A floresta Amazônica não está só no Brasil, encontramos esse domínio ecológico em mais oito países da América do Sul: Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia. Além da floresta densa, há florestas estacionais, de igapó, campos alagados, florestas que ficam cobertas de água em certas épocas do ano e até savanas. Por isso falamos em “florestas amazônicas”, afinal, são bem diferentes entre si.
Água - É muita água correndo por ali. A bacia hidrográfica do rio Amazonas abriga 20% da água doce do planeta.
Serapilheira - Folhas e material orgânico vão se acumulando no chão. Com o passar do tempo entram em decomposição e formam um ótimo nutriente para a própria floresta.
Povos da floresta - Além dos indígenas, as populações tradicionais — como ribeirinhos, seringueiros aprenderam a utilizar os recursos da floresta sem degradar. Dela retiram seus alimentos e medicamentos.
Luminosidade - Sabia que no chão da Amazônia só chegam cerca de 2% de toda a luz do Sol? O dossel bem fechado filtra a alta taxa de radiação solar, deixando o solo fresco e protegido.
Sub-bosque - Sem muita luz, as plantas abaixo das copas das árvores não crescem muito, são plantas de sombra mesmo deixando espaço para caminhar entre elas. Bromélias, cipós, orquídeas e árvores mais jovens também ocupam essa parte da floresta.
Dossel - O conjunto das copas das árvores forma como se fosse um grande tapete visto de cima. Serve de hábitat para a maioria dos animais da floresta, como insetos, pássaros e macacos. Por ser superdenso, a maior parte dos raios solares é absorvida ali mesmo e não chega ao chão da floresta.
Gigantes - As árvores mais altas, chamadas de emergentes, aparecem acima do dossel e chegam a 80 metros, altura de um prédio de quase 30 andares!.