CURSO

Adesão

Olá professores, gestores escolares e gestores de rede. Bem-vindos à etapa de Adesão da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar! Nessa etapa, não teremos divisão dos perfis, pois os conteúdos se aplicam a todos. Como temos enfatizado ao longo do curso, as etapas da estratégia não são estanques e podem acontecer simultaneamente. A Adesão é o exemplo mais claro, porque, em essência, ela consiste em garantir a escuta, participação e engajamento de todos os atores – no território e na escola – que são importantes para o desenvolvimento das políticas públicas e propostas curriculares para o enfrentamento do atraso escolar. Portanto, a adesão se inicia na primeira reunião para mobilizar a equipe da secretária de Educação ou no momento em que o GT da TSE é constituído e se estende ao longo de toda a implementação da estratégia. Vamos assistir agora um vídeo introdutório sobre a adesão que já trata de um tema que será central para essa etapa, a Comunicação.
Então vemos que a Adesão consiste essencialmente em como comunicar, agora envolvendo maiores quantidades dos atores importantes para a estratégia no território, os resultados e documentos produzidos ao longo das etapas de Diagnóstico e Planejamento. E para que essa comunicação seja efetiva e resulte na mobilização e no engajamento esperados é preciso planejá-la, lição que aprendemos na etapa anterior. Por isso, um dos principais produtos esperados nessa etapa de Adesão é a construção de um Plano de Comunicação que contemple o conteúdo, a forma, canais e mensagens específicas para os diferentes atores que precisam ser envolvidos. Vamos ver duas videoaulas com o detalhamento sobre como construir esse plano e sugestões de quais canais de comunicação podem ser utilizados.
Como vimos, existem algumas perguntas que norteiam um bom plano de comunicação, por exemplo: Qual público-alvo? O que é mais importante transmitir? De quanto em quanto tempo devo manter a comunicação? Quais resultados esperados? Quais os melhores canais? Quais os porta-vozes mais adequados? Tratamos de todas essas questões no Guia de Orientação para Elaboração do Plano de Comunicação a seguir, no qual trazemos um passo a passo para a construção desse documento. Para ampliar e fazer o download dos materiais, clique no ícone superior à direita.
Vamos nos dedicar agora a um aspecto que é essencial para qualquer processo de comunicação, a forma como nos comunicamos. Para refletirmos sobre isso, vamos fazer uso da teoria da Comunicação Não Violenta (CNV) que foi sistematizada pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg, na década de 1960. Em linhas gerais, a CNV prevê que para começar a se comunicar é preciso desenvolver determinadas atitudes baseadas nas tomadas de consciência interna (do que está acontecendo dentro de mim) e externa (o que está acontecendo com o outro). Para que ocorra a CNV, tornando nossa comunicação mais saudável e mais respeitosa, estão previstos alguns passos: observação, sentimentos, necessidades e pedidos. A teoria nos ajuda a pensar quais são as melhores abordagens para a comunicação nos diferentes momentos e para os diversos públicos envolvidos na Adesão da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar. Vamos agora assistir uma videoaula sobre a CNV aplicada ao contexto da estratégia para a etapa de Adesão.
Agora então que entendemos cada etapa e processo envolvidos na Adesão e nos aprofundamos na construção do Plano de Comunicação e na reflexão sobre as formas mais eficientes de nos comunicarmos para gerar engajamento com apoio da Comunicação Não-Violenta (CNV), trazemos na sequência, sugestões de roteiros para como fazer as reuniões com os diferentes atores no território ao longo da Adesão. Para ampliar e fazer o download dos materiais, clique no ícone superior à direita.

Como temos enfatizado em todas as etapas, a promoção da escuta, engajamento e participação dos adolescentes é o coração da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar. Assim como nas etapas anteriores, preparamos um guia específico para essa atividade com foco na Adesão. Envolver os adolescentes nessa etapa é ainda mais essencial para que eles se tornem embaixadores da proposta de enfrentamento da cultura do fracasso escolar no território e possam mobilizar as famílias, parceiros e, sobretudo, outros adolescentes. Para ampliar e fazer o download dos materiais, clique no ícone superior à direita.

Para fecharmos essa discussão sobre a etapa de Adesão, apresentamos uma curadoria de materiais que buscam ampliar a visão sobre os temas tratados, com indicações de livros, artigos, vídeos e outros conteúdos. Para ampliar e fazer o download dos materiais, clique no ícone superior à direita. Bom estudo!