CURSO

Diagnóstico para gestores de rede

Olá, gestores de rede! Este é o itinerário formativo da etapa de Diagnóstico dedicada exclusivamente a vocês. Cabe aos gestores das redes municipais e estaduais liderar e executar o Diagnóstico do Território e engajar as escolas na construção do seu diagnóstico específico e no desenvolvimento de propostas curriculares para os estudantes em distorção idade-série, além de mobilizar os parceiros no território, envolvendo outras áreas do governo, da sociedade civil e demais atores. Assista ao vídeo abaixo com o detalhamento das recomendações para os gestores de rede nesta etapa de Diagnóstico.

Como vimos no vídeo, a constituição de um Grupo de Trabalho (GT) pela gestão de rede é um passo fundamental para a implementação da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar. O GT, que deve ser o mais diverso e representativo possível, com a participação de todos os atores do território, é que será responsável por conduzir todas as ações e decisões para a criação de políticas e propostas para o enfrentamento da cultura de fracasso escolar. Vamos ver no vídeo abaixo, passo a passo, como constituir esse GT, quais serão suas atribuições e os seus participantes.

Agora, vamos ver em detalhes, no próximo vídeo, quais são os elementos que devem compor o Diagnóstico do Território liderado pela gestão de rede. Os elementos que devem compor o diagnóstico são: a análise dos indicadores de fluxo escolar, o levantamento de legislações e normativas sobre a distorção idade-série e o mapeamento de equipamentos, políticas, ações e serviços do território.

Conforme mencionamos nos vídeos, elaboramos algumas sugestões de pauta e orientações para a mobilização e a realização de encontros com os diferentes atores que os gestores de rede precisam engajar e ouvir para a implementação da estratégia. Nos focamos em três atores nos materiais disponíveis abaixo: as próprias equipes internas da secretária de Educação, os gestores das escolas e os parceiros do território. Em todos os documentos há descrição do propósito, materiais de apoio e indicação de encaminhamentos. Para ampliar e fazer o download dos materiais, clique no ícone superior à direita.

Para compor o acervo de materiais adicionais às pautas, elaboramos um modelo de PPT para a apresentação da estratégia aos diferentes públicos. Você poderá baixar e adaptar este material de acordo com as suas necessidades.

Para concluir esta etapa, selecionamos livros, outros vídeos, sites e textos para que você possa se aprofundar nos conceitos e princípios da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar. Neles, você encontrará mais conteúdo sobre a importância do diagnóstico escolar, o conceito de distorção idade-série, o regime de colaboração, a intersetorialidade, a importância da participação da sociedade civil e, também, alguns destaques para a legislação de interesse para o enfrentamento da cultura de fracasso escolar. Para ampliar e fazer o download do material, clique no ícone superior à direita da imagem.