CURSO

Planejamento para gestores escolares e professores

Olá, gestores escolares e professores! Este é o itinerário formativo da etapa de Planejamento dedicada exclusivamente a vocês. Planejar é algo que faz parte do cotidiano de professores e gestores escolares. Planejar a aula, a avaliação, os recursos, os espaços e tempos… Mas apesar de ser uma prática tão incorporada, muitas vezes faltam momentos para refletir sobre as intencionalidades do planejar. Por que escolhemos aquele caminho? Por que aquela decisão foi tomada? Quem esquecemos de contemplar? Quais as lições aprendidas?

Essa etapa da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar é um convite para que nos debrucemos sobre essa reflexão da intencionalidade do nosso planejamento na construção de uma proposta de enfrentamento da cultura de fracasso escolar nos territórios e nas escolas. No Diagnóstico, nos aprofundamos no conhecimento da realidade da distorção idade-série, tanto nos números quanto no olhar ampliado para cada criança e adolescente, e mapeamos as potencialidades e desafios, agora, vamos avançar para a materialização da proposta desenhando um Plano de Ação e uma Pré-Proposta Curricular específica para a distorção idade-série.

Vamos iniciar com o Plano de Ação. Ele é o documento que vai reunir as ações, resultados esperados, responsáveis, cronograma, orçamento, estudo de riscos e outros importantes tópicos para começar a materializar a estratégia nas escolas. A videoaula abaixo traz uma introdução sobre os componentes e etapas do Plano de Ação.

O desenho do Plano de Ação pelos gestores de rede deve anteceder a construção desse documento nas escolas, mas é fundamental que representantes de professores e gestores escolares, no âmbito do GT Trajetórias de Sucesso Escolar, participem ativamente desse planejamento na gestão pública, para que as ações nas escolas reflitam o que está previsto para o território. Nas escolas, o Plano de Ação deve envolver toda a comunidade escolar – funcionários, estudantes, famílias, parceiros – para que resulte em ações e metas que façam sentido e tenham engajamento de todos no enfrentamento do atraso escolar. Vamos aprofundar e exemplificar a construção do Plano de Ação nas escolas nas videoaulas abaixo.

Como vimos nas videoaulas, um plano de ação bem formulado permite o acompanhamento contínuo da execução das atividades mais importantes para se atingir os objetivos e metas e pode antecipar desafios e possibilidades. Para finalizar nossa abordagem sobre o tema, elaboramos um Guia com orientações detalhadas e exemplos práticos para te auxiliar na construção desse importante documento na sua escola. Para ampliar e fazer o download do material, clique no ícone superior à direita da imagem.
Agora vamos falar do segundo processo que, ao lado do Plano de Ação, compõe a essência do Planejamento e deve ser protagonizado por professores e gestores escolares: a construção da Pré-Proposta Pedagógica específica para estudantes em distorção idade-série. Ela é o começo do desenho da abordagem didático-pedagógica que será adotada com os estudantes em distorção idade-série na escola. Nela reside a intencionalidade que a escola pretende para o enfrentamento do fracasso escolar e deve considerar a diversidade desses estudantes desvendadas pelo Diagnóstico – diferentes idades, histórias de vida escolares, diferentes saberes – e, sobretudo, a reflexão de que não basta repetir os mesmos processos e modos que contribuíram para o atraso escolar. É o momento de começar a repensar a educação e a escola que queremos para todos, sem deixar nenhum para trás. A Pré-Proposta, ainda que seja um documento preliminar, deve contar com a ampla participação dos professores, gestores escolares, estudantes, famílias e parceiros da escola na sua construção. Nas videoaulas abaixo, detalhamos todos os processos, etapas e temáticas – como o Multiletramento – envolvidos na construção desse importante documento.
Para consolidar as aprendizagens e dar uma visão ampla e detalhada do processo de construção da Pré-Proposta Curricular, elaboramos o Guia abaixo. Recomendamos que você faça a leitura e compartilhe com seus colegas professores e gestores escolares. Boa leitura! Para ampliar e fazer o download do material, clique no ícone superior à direita da imagem.
Dentro do processo de construção da Pré-Proposta Curricular, um dos debates mais importantes e que gera mais questões é a Enturmação. A forma como organizamos as turmas de estudantes em situação de distorção idade-série vai além de uma questão prática e revela a intencionalidade da proposta. Podemos enturmar a partir de vários critérios, por exemplo, enturmar pelos saberes dos alunos, pelas idades, por anos de atraso. Cada uma destas formas traz implicações diversas, tanto quanto aos aspectos operacionais, como aos pedagógicos. Portanto, é preciso estar muito atento a esta questão. Vamos então a uma videoaula sobre Enturmação para nos ajudar a refletir sobre isso?
Como temos enfatizado e tratado em diferentes tópicos desse curso, o processo de escuta, engajamento e participação é vital para a construção de uma proposta de enfrentamento da cultura de fracasso escolar a partir da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar. Portanto, a escuta dos estudantes é um ponto central também nesta etapa de Planejamento. Dentro desta perspectiva, não há caminhos que não passem por ouvir os nossos estudantes. É com eles e para eles que estamos trabalhando. Na etapa do Diagnóstico, vocês tiveram acesso a um Guia de Escuta de Crianças e Adolescentes que buscou ajudá-los a organizar um encontro que garantisse a participação dos estudantes e que os mobilizasse para esse momento inicial. Nesta etapa, o Guia dá mais um passo e busca orientar em como integrar e envolver os estudantes no planejamento e principalmente na construção da Pré-Proposta Curricular. Para ampliar e fazer o download do material, clique no ícone superior à direita da imagem.
Para concluir esta etapa, selecionamos livros, outros vídeos, sites e textos para que você possa se aprofundar nos conceitos e princípios do planejamento dentro da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar. Neles, você encontrará mais conteúdo sobre a importância do planejamento, o conceito de multiletramento e o aprofundamento do processo de construção de propostas curriculares. Para ampliar e fazer o download do material, clique no ícone superior à direita da imagem.