Por que é fundamental promover trajetórias de sucesso escolar para crianças e adolescentes?

Nota sobre os dados de rendimento escolar com base no Censo Escolar 2020

Há poucos estudos específicos sobre distorção idade-série no Brasil. O estudo elaborado pelo UNICEF Brasil para essa estratégia mostra que há alguns fatores associados a essa situação se observados aqueles que estão presentes no Censo Escolar (INEP, 2017). Destacam-se questões que envolvem a localização das escolas (por exemplo, escolas em zonas rurais tendem a ter maiores taxas de distorção que as urbanas) e gênero (a distorção idade-série é maior entre meninos que meninas), dentre outros. Por outro lado, os dados das causas da exclusão escolar, observados até o momento, pela estratégia Busca Ativa Escolar mostram que o desinteresse pela escola é a causa mais citada. Há vários relatos de escuta de adolescentes em pesquisas que reforçam a desconexão entre as propostas pedagógicas e suas necessidades de aprendizagem. Assim, propor metodologias participativas, flexíveis e adaptadas à participação de estudantes e comunidade escolar, bem como ter uma compreensão mais integral dos adolescentes, são estruturantes para a estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar.

A estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar considera que a complexidade do problema do fracasso escolar e da distorção idade-série exige ações integradas em três níveis de gestão: das redes, da escola e da sala de aula. Por isso, apresenta um conjunto de cadernos específicos para cada nível, mas articulados no sentido de permitirem um trabalho integrado e que valorize a aprendizagem permanente dos estudantes. Tais cadernos apresentam a cada segmento (gestores das redes, das escolas e das salas de aula) orientações para realizar as quatro etapas do processo de criação de uma proposta que atenda a esses sujeitos (crianças e adolescentes em distorção idade-série). Apesar de serem descritas individualmente, essas etapas são complementares e interligadas, como também são interdependentes da atuação de todos os segmentos. Assim, definem-se como etapas:

Queremos constituir uma grande rede de superação do fracasso escolar e enfrentamento da distorção idade-série, uma rede de pessoas e instituições que estejam realmente preocupadas em garantir que as crianças e adolescentes brasileiros tenham trajetórias de sucesso escolar. Junte-se a nós nessa rede para garantir o direito dessas crianças e adolescentes de aprender!