Trajetórias de Sucesso Escolar – Gestores das Redes de Ensino

O caderno Trajetórias de Sucesso Escolar para Gestores Municipais e Estaduais apresenta possibilidades para que esses profissionais possam refletir e atuar sobre a situação do território e mobilizar todas as instituições públicas e da sociedade civil para enfrentar a situação dos estudantes em atraso escolar, por meio da construção de um plano de ação que contribua para que as escolas construam propostas pedagógicas específicas para esses estudantes.

Trajetórias de Sucesso Escolar – Gestores Escolares

O gestor escolar deve refletir e atuar sobre a situação da sua escola e mobilizar a comunidade escolar para construir uma proposta pedagógica específica para os estudantes em distorção idade-série. O desafio é construir um currículo diferenciado para as crianças e adolescentes em atraso escolar que os permita avançar em seus estudos e que garanta seus direitos de aprendizagem. Confira caminhos possíveis no caderno Trajetórias de Sucesso Escolar para Gestores Escolares.

Trajetórias de Sucesso Escolar – Professores

Os professores e professoras serão os grandes responsáveis na escola de desenvolver ações com os estudantes. O caderno da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar para Professores prevê uma ação conjunta da gestão do estado e do município, da equipe diretiva da escola e de um grupo de docentes. Seu engajamento é fundamental para que coletivamente se consiga assegurar às crianças e adolescentes brasileiros melhores oportunidades de aprendizagem, como parte da garantia do seu direito a educação.