Agora vamos falar do segundo processo que, ao lado do Plano de Ação, compõe a essência do Planejamento: a construção da Pré-Proposta Pedagógica específica para estudantes em distorção idade-série. Ela é o começo do desenho da abordagem didático-pedagógica que será adotada com os estudantes em distorção idade-série no território. Nela reside a intencionalidade que a rede pretende para o enfrentamento do fracasso escolar e deve considerar a diversidade desses estudantes – diferentes idades, histórias de vida escolares, diferentes saberes – e, sobretudo, a reflexão de que não basta repetir os mesmos processos e modos que contribuíram para o atraso escolar. É o momento de começar a repensar a educação e a escola que queremos para todos, sem deixar nenhum para trás. A Pré-Proposta, ainda que seja um documento preliminar, deve contar com a ampla participação dos professores, gestores escolares, estudantes, famílias e parceiros do território na sua construção. Nas videoaulas abaixo, detalhamos todos os processos, etapas e temáticas – como o Multiletramento – envolvidos na construção desse importante documento.