CURSO

Apresentação

Sejam bem-vindos ao curso da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar (TSE) do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros. Nele, vocês irão aprender, em detalhes, sobre as quatro etapas da TSE: Diagnóstico, Planejamento, Adesão e Desenvolvimento. Esperamos que o curso seja uma inspiração para que vocês desenvolvam propostas, ações, projetos e políticas para o enfrentamento da cultura de fracasso escolar nos seus estados, municípios e escolas.

No Brasil, segundo dados do Censo Escolar 2018, 6,5 milhões de estudantes estão em situação de distorção idade-série, ou seja, com dois ou mais anos de atraso escolar. São, em geral, crianças e adolescentes de famílias de baixas renda e escolaridade. São, na maioria das vezes, índios, pretos ou pardos e moradores das periferias urbanas ou das zonas rurais do país. Esses meninos e meninas são os mais propensos a abandonar a escola. No Brasil, já são 2,8 milhões de crianças e adolescentes fora da escola, expostos a violações múltiplas dos seus direitos e também à violência. Portanto, desenvolver políticas públicas nos territórios e propostas curriculares nas escolas que contemplem esses estudantes em distorção idade-série não é apenas necessário, mas, urgente.

Assista agora a um vídeo que mostra mais sobre o contexto do atraso escolar no Brasil e os princípios que motivaram o desenvolvimento da TSE.

Os materiais da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar, e deste curso, estão focados nos papéis dos três principais atores da Educação, responsáveis pela garantia do direito de aprendizagem das crianças e adolescentes em atraso escolar: os gestores das redes municipais e estaduais, os gestores escolares e os professores. Ao longo do curso, vamos explorar, em detalhes, quais as ações que cabem a cada um desses perfis nas diferentes etapas de implementação de um projeto baseado na estratégia, mas, sempre na perspectiva de colaboração e integração dos diferentes atores dentro do território onde vivem as crianças e os adolescentes. Veja, na animação abaixo, as responsabilidades dos principais atores envolvidos na garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças e adolescentes em distorção idade-série.
O curso é totalmente autoinstrucional e, embora esteja dividido pelos perfis, encorajamos o estudo de todo conteúdo, para que a estratégia seja compreendida em sua totalidade. Ao longo das etapas, estarão disponíveis os seguintes materiais.
Imagem decorativa - PLAY

Vídeos que abordam os principais pontos a serem trabalhados e servem como disparadores de reflexões.

Guias com passo a passo para a execução das ações necessárias à implementação da estratégia.

Pautas para a construção de momentos de reflexão coletiva entre os atores envolvidos na TSE.

Infográficos que sistematizam representações necessárias à compreensão de conceitos.

Curadoria de livros, textos, vídeos e sites para o aprofundamento dos temas abordados na estratégia TSE.

Estudos de caso para refletir sobre situações práticas a partir dos temas trabalhados em cada etapa.

Todos esses materiais são de livre acesso e estarão disponíveis para download ao longo do curso. Eles podem ser reproduzidos e adaptados livremente, de acordo com a sua necessidade. Além deles, o site Trajetórias de Sucesso Escolar traz dados nacionais, estaduais, municipais e por escola da distorção idade-série, organizados por etapas da educação básica e segundo as categorias cor/raça, gênero e localização dos estudantes em atraso escolar. Clique aqui para acessar o site.

Assista agora a mais um vídeo com detalhes sobre o curso e a estrutura da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar.

Conforme mencionado no vídeo, é fundamental a leitura integral dos Cadernos de Recomendações da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar, pois, eles são o material mais completo e aprofundado sobre cada etapa da estratégia e detalham as responsabilidades de cada perfil no processo. Visualize os Cadernos abaixo e clique no ícone superior à direita para ampliar e fazer o download. Este material está disponível no site da estratégia TSE.
Para finalizar a Apresentação, assista ao vídeo com a mensagem do Instituto Claro, parceiro estratégico do UNICEF na implementação do Trajetórias de Sucesso Escolar e na produção desse curso.