Diagnóstico

Sejam bem-vindos ao curso da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar (TSE) do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e parceiros. Nele, vocês irão aprender, em detalhes, sobre as quatro etapas da TSE: Diagnóstico, Planejamento, Adesão e Desenvolvimento. Esperamos que o curso seja uma inspiração para que vocês desenvolvam propostas, ações, projetos e políticas para o enfrentamento da cultura de fracasso escolar nos seus estados, municípios e escolas.

No Brasil, segundo dados do Censo Escolar 2018, 6,5 milhões de estudantes estão em situação de distorção idade-série, ou seja, com dois ou mais anos de atraso escolar. São, em geral, crianças e adolescentes de famílias de baixas renda e escolaridade. São, na maioria das vezes, índios, pretos ou pardos e moradores das periferias urbanas ou das zonas rurais do país. Esses meninos e meninas são os mais propensos a abandonar a escola. No Brasil, já são 2,8 milhões de crianças e adolescentes fora da escola, expostos a violações múltiplas dos seus direitos e também à violência. Portanto, desenvolver políticas públicas nos territórios e propostas curriculares nas escolas que contemplem esses estudantes em distorção idade-série não é apenas necessário, mas, urgente.

Assista agora a um vídeo que mostra mais sobre o contexto do atraso escolar no Brasil e os princípios que motivaram o desenvolvimento da TSE.

Os materiais da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar, e deste curso, estão focados nos papéis dos três principais atores da Educação, responsáveis pela garantia do direito de aprendizagem das crianças e adolescentes em atraso escolar: os gestores das redes municipais e estaduais, os gestores escolares e os professores. Ao longo do curso, vamos explorar, em detalhes, quais as ações que cabem a cada um desses perfis nas diferentes etapas de implementação de um projeto baseado na estratégia, mas, sempre na perspectiva de colaboração e integração dos diferentes atores dentro do território onde vivem as crianças e os adolescentes. Veja, na animação abaixo, as responsabilidades dos principais atores envolvidos na garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças e adolescentes em distorção idade-série.