Olá, gestores escolares e professores! Este é o itinerário formativo da etapa de Planejamento dedicada exclusivamente a vocês. Planejar é algo que faz parte do cotidiano de professores e gestores escolares. Planejar a aula, a avaliação, os recursos, os espaços e tempos… Mas apesar de ser uma prática tão incorporada, muitas vezes faltam momentos para refletir sobre as intencionalidades do planejar. Por que escolhemos aquele caminho? Por que aquela decisão foi tomada? Quem esquecemos de contemplar? Quais as lições aprendidas?
Essa etapa da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar é um convite para que nos debrucemos sobre essa reflexão da intencionalidade do nosso planejamento na construção de uma proposta de enfrentamento da cultura de fracasso escolar nos territórios e nas escolas. No Diagnóstico, nos aprofundamos no conhecimento da realidade da distorção idade-série, tanto nos números quanto no olhar ampliado para cada criança e adolescente, e mapeamos as potencialidades e desafios, agora, vamos avançar para a materialização da proposta desenhando um Plano de Ação e uma Pré-Proposta Curricular específica para a distorção idade-série.
Vamos iniciar com o Plano de Ação. Ele é o documento que vai reunir as ações, resultados esperados, responsáveis, cronograma, orçamento, estudo de riscos e outros importantes tópicos para começar a materializar a estratégia nas escolas. A videoaula abaixo traz uma introdução sobre os componentes e etapas do Plano de Ação.
O desenho do Plano de Ação pelos gestores de rede deve anteceder a construção desse documento nas escolas, mas é fundamental que representantes de professores e gestores escolares, no âmbito do GT Trajetórias de Sucesso Escolar, participem ativamente desse planejamento na gestão pública, para que as ações nas escolas reflitam o que está previsto para o território. Nas escolas, o Plano de Ação deve envolver toda a comunidade escolar – funcionários, estudantes, famílias, parceiros – para que resulte em ações e metas que façam sentido e tenham engajamento de todos no enfrentamento do atraso escolar. Vamos aprofundar e exemplificar a construção do Plano de Ação nas escolas nas videoaulas abaixo.