Introdução ao Diagnóstico
Vamos agora começar a estudar a primeira etapa da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar: o Diagnóstico.
Mas, afinal, por que fazemos diagnósticos?
A palavra diagnóstico vem do grego “diagnóstikós”, que significa capaz de distinguir, de discernir. Na Língua Portuguesa, diagnóstico é comumente definido como conhecimento ou determinação de uma doença pelos seus sintomas, sinais e/ou diversos exames, concebendo por diagnosticar: fazer o diagnóstico de alguém. Mas para além dessa acepção da Medicina, há outros diagnósticos que ganharam relevância e que hoje se tornaram parte integrante de diversas atividades. Por exemplo, as empresas fazem diagnósticos contínuos de sua situação, seja para entender os processos internos e mapear os riscos potenciais, seja para analisar as demandas do mercado. Estes diagnósticos, em última instância, visam melhorar seus resultados financeiros e operacionais. Da mesma forma, há diagnósticos para o levantamento de questões ambientais, para a definição de políticas públicas e, também, há diagnósticos para compreender as situações da educação. Os diagnósticos podem subsidiar a definição de políticas de acesso, de permanência e de qualidade da educação.
O fato é que, analisar, reconhecer e identificar a situação de determinado indivíduo, grupo ou contexto nos permite entender as correlações existentes entre os micro e macro sistemas que, quando analisadas mutuamente, contribuem para a criação de condições necessárias à tomada de decisões mais assertivas e eficazes.
Mas, qual é a importância do diagnóstico para a estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar? E como este diagnóstico deve ser feito?
É o que veremos no vídeo abaixo.
Como vimos no vídeo, um ponto central para o sucesso de qualquer proposta ou política para o enfrentamento da distorção idade-série é a escuta das crianças e adolescentes. Conhecer os estudantes em atraso, entender como pensam a escola, seus sonhos e desejos, é o que fará a diferença. Para te ajudar nesse processo, elaboramos um Guia de Escuta de Crianças e Adolescentes com foco na etapa de Diagnóstico . Ele traz, em detalhes, orientações sobre como organizar encontros para essa escuta e como sistematizar e aplicar esse conhecimento na implementação da estratégia. Recomendamos que faça a leitura integral do Guia abaixo e compartilhe com seus colegas e equipe. Para ampliar e fazer o download, clique no ícone superior à direita.
Para finalizar a Introdução, recomendamos a leitura do Guia para a Elaboração do Diagnóstico abaixo. Nele reunimos todas as ações e recomendações para os diferentes perfis – gestores de rede, gestores escolares e professores – para a realização do Diagnóstico, desde a coleta e análise dos dados, até os encaminhamentos a partir deles. É um material que busca orientar, de forma detalhada, como fazer um diagnóstico, como analisar os dados e quais os encaminhamentos são necessários após a realização dele. Para ampliar e fazer o download, clique no ícone superior à direita.