CURSO

Diagnóstico para gestores escolares e professores

Olá, gestores escolares e professores! Este é o itinerário formativo da etapa do Diagnóstico dedicada a vocês. O papel dos gestores escolares e professores é, a partir do relatório de Diagnóstico do Território, construir o diagnóstico da situação de distorção idade-série em cada escola, analisando os dados aprofundando, mas, principalmente, conhecendo em profundidade cada estudante que se encontra em atraso escolar. Veja no vídeo abaixo as ações e responsabilidades dos gestores escolares e professores na etapa do diagnóstico e como iniciar este processo na sua escola.
Como vimos no vídeo, coletar e analisar em profundidade os dados de distorção das escolas é um passo essencial para o Diagnóstico. Vamos aprofundar, no vídeo abaixo, como conduzir este processo e quais encaminhamentos devem ser tomados a partir da análise dos dados.
Vamos, agora, rever todos os passos para a realização do Diagnóstico nas escolas.

Conforme mencionamos nos vídeos, elaboramos algumas sugestões de pauta e orientações para a mobilização e a realização de encontros com os diferentes atores envolvidos no diagnóstico das escolas. Nos materiais disponíveis abaixo, demos ênfase a três diferentes públicos para que os gestores escolares e professores procedam com a mobilização e sensibilização: os próprios professores e demais funcionários da escola, os estudantes em distorção idade-série e suas famílias, bem como os parceiros da comunidade escolar. Em todos os documentos há a descrição do propósito, dos materiais de apoio e a indicação de encaminhamentos. Para ampliar e fazer o download dos materiais, clique no ícone superior à direita de cada imagem.

Para compor o acervo de materiais adicionais às pautas, elaboramos um modelo de PPT para a apresentação da estratégia aos diferentes públicos. Você poderá baixar e adaptar este material de acordo com as suas necessidades.
Para concluir esta etapa, selecionamos livros, outros vídeos, sites e textos para que você possa se aprofundar nos conceitos e princípios da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar. Neles, você encontrará mais conteúdo sobre a importância do diagnóstico escolar, o conceito de distorção idade-série, o regime de colaboração, a intersetorialidade, a importância da participação da sociedade civil e, também, alguns destaques para a legislação de interesse para o enfrentamento da cultura de fracasso escolar. Para ampliar e fazer o download do material, clique no ícone superior à direita da imagem.