Experiência didática

Paródias artísticas – produzindo releituras e textos de opinião

Ficha técnica

Tema

Leitura, escrita e oralidade

Resumo

Museus de todo o mundo podem estar a um clique de distância da sua turma. Nesta Experiência Didática, você tem a chance de apresentar aos/às estudantes movimentos artísticos e culturais, colocá-los como autores de releituras audiovisuais de obras conhecidas ou ainda como críticos de arte para produzir um texto de opinião. As aulas também vão demonstrar como a acessibilidade tem sido um tema cada vez mais priorizado pelos museus para que a experiência de fruição da arte não seja apenas para alguns.

Objetivo geral

  • Trabalhar o gênero textual artigo de opinião;
  • Apresentar movimentos artísticos, do Renascimento ao Pós-Modernismo;
  • Promover a leitura crítica de imagens;
  • Prestar atenção nas questões sobre acessibilidade que estão presentes nos diferentes museus.

Objetivos gerais da BNCC

Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural, Comunicação, Cultura digital, Trabalho e projeto de vida

Componentes curriculares

Língua Portuguesa

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

Clique nas imagens para saber mais
ODS 4. Educação de qualidade, ODS 10. Redução das desigualdades, ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis

Tempo de implementação:

7 horas/aula

Público sugerido:

Ensino Médio

Recursos necessários:

  • Ferramenta para visitar museus online: Google Arts & Culture; 
  • Mural virtual: Padlet; 
  • Editores de texto (Google Documentos, Microsoft Word, Libre Office); 
  • Formulários (Google, SurveyMonkey, Kahoot!, Mentimeter); 
  • Ferramentas para videoconferência (Google Meet, Zoom, Microsoft Teams); 
  • Aplicativos de edição de imagem (PicsArt, Adobe Photoshop Express); 
  • Aplicativos de edição de vídeo (InShot, CapCut). 

#dica: Verifique a acessibilidade das ferramentas e aproveite para discutir esse tema com a turma. Também observe se os materiais solicitados estão disponíveis para todos os estudantes. Caso seja necessário, faça adaptações.

Acesse a versão editável

Faça o download para ter acesso offline

Voltar

Informações técnicas

OI FUTURO

Presidência: Suzana Santos
Vice Presidência: Bernardo Scudiere
Diretoria Executiva: Sara Crosman
Gerência de Educação, Inovação Social e Comunicação: Carla Marques Uller
Equipe de Educação: Fábio Meirelles, Fernanda Sarmento, Karina Trotta e Roan Saraiva

 

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO

Secretaria de Estado de Educação: Marcelo Andrade Bezerra Barros
Secretaria Executiva de Educação Profissional: Maria de Araújo Medeiros Souza
Superintendência Pedagógica: Mariângela Jansen Berardinelli
Gerência Geral de Educação Profissional: George Bento Catunda

 

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

Secretaria de Estado de Educação: Alexandre Valle
Subsecretaria de Gestão da Rede e de Ensino: Joilza Rangel
Subsecretaria de Planejamento e Ações Estratégicas: Renata Guerra
Superintendência Pedagógica: Elisângela de Lima
Superintendência de Projetos Estratégicos: Vivianne Dorado

 

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL CÍCERO DIAS – NAVE RECIFE

Direção Escolar: Aldineide Lilian Gomes de Queiroz Ferraz
Autores e Autoras: Wilson de Menezes, Patrícia Oliveira e Sâmara Carvalho

 

COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ LEITE LOPES – NAVE RIO

Direção Escolar: Silvana Almeida
Autores e Autoras: Bárbara Arraes

 

PARCEIROS TÉCNICOS

Centro de Estudos Avançados do Recife – CESAR
Baluarte Cultura

 

PORVIR

Diretora Executiva: Tatiana Klix
Edição das Experiências: Marina Lopes
Direção de Arte: Regiany Silva

 

UNICEF

Representante do UNICEF no Brasil: Youssouf Ould Abdel-Jelil
Chefe de Educação: Monica Pinto
Equipe de Educação: Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva, Júlia Ribeiro, Juliana Sartori e Sandra Tiné

 

Experiência didática produzida para o projeto:

Trajetórias de Sucesso Escolar do UNICEF