Letramento

Materiais desenvolvidos pelo UNICEF e parceiros para apoiar a prática docente junto aos estudantes, contribuindo para a garantia do direito de aprender a ler e escrever de crianças, adolescentes e jovens. 

Fascículos sobre situações didáticas de leitura e escrita

Desde 2019, o Avisa tem apoiado o UNICEF na implementação da Estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar (TSE) por meio de ações formativas e produção de materiais para o enfrentamento da cultura do fracasso escolar. O material é composto de um fascículo introdutório e 5 cadernos para cada situação didática, visando contribuir para a formação leitora dos e das estudantes dos diferentes segmentos, bem como compreender a importância da prática para o processo de alfabetização inicial e/ou tardia.

Recomposição de aprendizagens

Por compreender a importância das ações de Recomposição das Aprendizagens nos diversos cenários e no complexo sistema educacional brasileiro, e reconhecer que as boas soluções requerem o esforço de múltiplos atores, o UNICEF e o Itaú Social realizaram, nos dias 30 e 31 de março de 2023, em Brasília, a Oficina Recomposição das Aprendizagens: ações e desafios da educação básica. O evento reuniu especialistas, líderes de organizações da sociedade civil e gestores da educação pública brasileira, para a análise de experiências e a produção de recomendações que possam ser úteis para o Brasil