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Siga o seguinte percurso

A estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar possui um conjunto de cursos autoinstrucionais disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do UNICEF.

Cada curso possui certificação de 40 horas.

Passo 1: Entre no Link

Para começar sua jornada de aprendizado, visite o Ambiente Virtual de Aprendizagem do UNICEF Brasil. Clique no link para acessar o site e faça seu cadastro agora mesmo!

Passo 2: Acesse a Aba UNICEF

Agora, direcione sua atenção para a aba “UNICEF” e clique nela para dar continuidade à sua jornada educacional.

Passo 3: Acesse A Aba Educação

Clique na aba “Educação” para explorar os recursos e oportunidades educacionais disponíveis.

Passo 4: Descubra Cursos Na Aba Trajetórias De Sucesso Escolar

Em seguida, clique na aba “Trajetórias de Sucesso Escolar”. Explore e selecione o curso que mais desperta seu interesse e inicie sua jornada de aprendizagem.

Gestão educacional na rede: políticas para o sucesso escolar

O curso pretende promover a reflexão dos/as gestores/as sobre o contexto de cada rede em relação às ações que promovem ou excluem os/as estudantes. O cursista será orientado a realizar atividades fundamentais para identificar quem são os/as estudantes e fazer um diagnóstico do contexto educacional da rede e da escola, a fim de definir prioridades e planejar de modo compartilhado e participativo a implementação de estratégias de apoio ao sucesso escolar.

Público: Gestores e técnicos/as das Secretarias de Educação
Duração: 40 horas

Gestão escolar e professores na rede: políticas para o sucesso escolar

Este curso segue a mesma linha do curso Gestão educacional na rede: políticas para o sucesso escolar entretanto ele está direcionado aos gestores, coordenadores  e os/as professores das escolas. O objetivo é promover a reflexão sobre o contexto de cada escola em relação às ações que promovem ou excluem os/as estudantes. O cursista será orientado a realizar atividades fundamentais para identificar quem são os/as estudantes e fazer o diagnóstico da escola, a fim de definir prioridades e planejar de modo compartilhado e participativo a implementação de estratégias de apoio ao sucesso escolar.

Público: Diretores, coordenadores pedagógicos e professores das escolas
Duração: 40 horas

Práticas de alfabetização em contexto de multiletramentos

Ensinar a ler e escrever é uma missão original e irrenunciável da escola. Isso significa desenvolver práticas sociais que envolvam a linguagem escrita e, com isso, contribuir para a formação de estudantes competentes na nossa língua. Este curso aborda as práticas de linguagem (leitura, escrita e oralidade) na escola por meio de sequências didáticas e projetos com noções básicas sobre o trabalho com essas práticas. Os cursistas podem ser professores de componentes curriculares específicos e não apenas professores de anos iniciais.

Caderno de apoio a formadores e formadoras. O documento está no curso, mas caso necesário pode baixar aqui.

Público: Diretores e professores alfabetizadores
Duração: 40 horas

Desenvolvimento de competências para o enfrentamento da cultura de fracasso escolar

A proposta do curso é examinar a temática das competências, analisando as discussões teóricas que envolvem o tema e encaminhar propostas pedagógicas com vista a auxiliar os professores no cotidiano da escola. O objetivo é discutir como as competências podem ser trabalhadas com os estudantes, direcionando as práticas para o combate ao que tem se chamado “cultura do fracasso escolar”.

Público: Diretores/as, coordenadores/as pedagógicos e professores/as das escolas; getores e  técnicos/as das Secretarias de Educação
Duração: 40 horas

Currículo integrado

O curso discute a perspectiva do Currículo Integrado, analisando as discussões teóricas que envolvem o tema. Através de propostas pedagógicas, o curso busca aproximar tais reflexões das práticas dos professores no cotidiano da escola, ao mesmo tempo em que examina as concepções de ensinar e aprender, favorecendo a diversidade de leituras de mundos e a formação integral dos estudantes.

Público: Diretores e professores, Técnicos/as das Secretarias Municipais de Educação
Duração: 40 horas