Biomas do consumo

FICHA TÉCNICA 

Tema:

Sustentabilidade

Resumo:

A Experiência Didática permite a construção de muitas aprendizagens, entre as quais destacam-se: problematizar o cotidiano, desenvolver o senso crítico e a criatividade na busca de soluções que ajudem a gerar novos caminhos, entender os processos produtivos e seus impactos nas populações, promover o desenvolvimento sustentável (proteção do meio ambiente, desenvolvimento econômico e inclusão social), analisar a propaganda como produtora de ideologias, ampliar as condições de produção de sentido através de textos de diferentes gêneros e suportes.

Objetivo Geral:

– Analisar a apropriação dos diferentes sentidos de conceitos comuns aos componentes curriculares selecionados, considerando assim, contextos variados;
– Promover a educação do olhar crítico dos(as) estudantes perante as mensagens publicitárias.

Competências Gerais da BNCC:
Pensamento científico, crítico e criativo, Argumentação

Componentes Curriculares:

Ciências, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

Clique nas imagens para saber mais

A Integração dos ODS
ODS 12. Consumo e produção responsáveis, ODS 15. Vida terrestre, ODS 17 .Paz, justiça, e instituições eficazes

Tempo de implementação:

De três a quatro semanas.

Público sugerido:

Ensino Fundamental (anos finais)

Acesse a versão editável online: 

Faça o download para ter acesso offline: 

Informações técnicas

Material licenciado em Creative Commons CC-BY-NC

Iniciativa: UNICEF

Representante do UNICEF no Brasil: Florence Bauer 

Representante Adjunta do UNICEF no Brasil: Paola Babos 

Oficial de Educação: Júlia Ribeiro 

Equipe de Educação: Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva, Juliana Sartori e Sandra Tiné

Revisão técnica para inclusão e acessibilidade: 

Liliane Garcez (Instituto Rodrigo Mendes)

Consultores Unicef:  

Lígia Beatriz Goulart

Liége Deolinda Westermann

Lílian Barcella Agliardi

Lucas Eishi Pimentel Mizusaki

Rubilar Simões Júnior

Sandra Zita Silva Tiné

Colaboradores:  

Henry Daniel Lorencena Souza

Rosália Procasko Lacerda

Rosane Nunes Garcia

Coordenação técnica: Cenpec

Gestão de projeto: M. Alice Junqueira e Solange Feitosa

Consultoria Pedagógica: Sônia Madi