1. Compreender como se organiza e realiza uma exposição oral.
2. Ler para estudar sobre um tema utilizando procedimentos relacionados às práticas de estudo e pesquisa.
3. Analisar, em gravações de seminários trechos de palestras ou exposições orais ao vivo, a construção composicional dos gêneros de apresentação – abertura/saudação, introdução ao tema, apresentação do plano de exposição, desenvolvimento dos conteúdos, por meio do encadeamento de temas e subtemas (coesão temática), síntese final e/ou conclusão, encerramento –, os elementos paralinguísticos (tais como tom e volume da voz, pausas e hesitações, entonação, ritmo, respiração etc.) e cinésicos (tais como postura corporal, movimentos e gestualidade significativa, expressão facial, contato com a plateia, modulação de voz e entonação, sincronia da apresentação com ferramenta de apoio etc.), registrando essas características.
4. Planejar uma exposição oral considerando a situação comunicativa, hierarquizando as ideias principais e secundárias, garantindo uma boa progressão temática e construindo esquemas, notas e apresentações que possam apoiar a exposição.
5. Realizar uma exposição oral considerando a finalidade e expectativa da audiência e articulando as diferentes linguagens presentes no evento comunicativo.
6. Realizar uma exposição oral empregando adequadamente volume e tom de voz; sinais, velocidade da fala ou sinais, expressão e atitude corporal de modo a garantir a transmissão apropriada das informações.
7. Apreciar a exposição realizada pelos e pelas colegas tomando notas, fazendo comentários pertinentes ao tema em foco.
8. Considerar eventuais necessidades de adaptação da exposição de modo a cuidar da quebra de barreiras ao permitir o acesso de pessoas com deficiência ao conteúdo e ao espaço de apresentação.
8 horas/aula
Iniciativa:
UNICEF
Representante do UNICEF no Brasil: Youssouf Abdel-Jelil
Equipe de Educação: Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva, Júlia Ribeiro e Sandra Tiné
Parceria técnica:
Avisa Lá
Elaboração de conteúdo:
Angela Kim e Marly Barbosa
Coordenação técnica:
Renata Frauendorf
Coordenação geral:
Silvia Carvalho
Revisão técnica para inclusão e acessibilidade: Liliane Garcez (Instituto Rodrigo Mendes)
Experiência didática produzida para o projeto Trajetórias de Sucesso Escolar do UNICEF