Fascículos sobre situações didáticas de leitura e escrita

FICHA TÉCNICA 

Tema:

Leitura, escrita e oralidade

Resumo:

A Experiência Didática permite a construção de muitas aprendizagens, entre as quais destacam-se: situações didáticas fundamentais para alfabetizar da melhor maneira possível. Com o propósito de subsidiar de forma prática os e as docentes no trabalho com a alfabetização, o material é composto de um fascículo introdutório e 5 cadernos para cada situação didática. Para acessá-las, clique no título do fascículo:

Introdução

1 – Prática de leitura por meio da professora e professor

2 – Leitura por si mesmo

3 – Escrita por si mesmo

4 – Escrita por meio da professora ou do professor 

5 – Oralidade

Objetivo Geral:

Conhecer ou aprofundar o conhecimento sobre esta situação didática fundamental para contribuir para a formação leitora dos e das estudantes dos diferentes segmentos, bem como compreender a importância da prática para o processo de alfabetização inicial e/ou tardia. 

Competências Gerais da BNCC:
Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação

Componentes Curriculares:

Língua Portuguesa
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

Clique nas imagens para saber mais

A Integração dos ODS
ODS 4. Educação de qualidade, ODS 10. Redução das desigualdades

Tempo de implementação:

Varia de acordo com a necessidade do/da professora 

Público sugerido:

Ensino Fundamental (anos finais)

Informações técnicas

Elaboração de conteúdo: Giulianny Russo e Isis Nogueira
Coordenação Pedagógica: Renata Frauendorf
Gestão de Projeto e Editorial: Silvia Carvalho

Instituto Avisa Lá – SP

UNICEF

Representante do UNICEF no Brasil
Youssouf Ould Abdel-Jelil

Chefe de Educação
Monica Pinto

Equipe de Educação
Erondina Silva e Sandra Tiné

Experiência didática produzida para o projeto Trajetórias de Sucesso Escolar do UNICEF