Nossos cards de cada dia: “esperançando” práticas de leitura, produção textual e oralidade

FICHA TÉCNICA 

Tema:

Leitura, escrita e oralidade

Resumo:

Aprimorar as capacidades leitoras relativas à compreensão, à réplica
e à apreciação de textos literários, do campo de estudos e pesquisa e
jornalístico-midiático.
Ampliar a capacidade de produzir, revisar e editar textos considerando
a situação comunicativa.
Participar de interação pela linguagem com práticas de oralidade diversas, falando e ouvindo os e as colegas e o professor ou a professora.
Expor oralmente, com sinais, em situação de roda e/ou exposição oral
nas aulas, informações sobre temas variados com base em estudos
realizados.
Desenvolver estratégias de trabalho em grupo de modo a oferecer e
receber ajuda tendo em vista a aprendizagem de todos e de todas.
Realizar as atividades propostas buscando superar desafios pessoais e
avançar no processo individual de construção de capacidades leitoras
e escritoras.

Competências Gerais da BNCC:
Comunicação, Cultura digital

Componentes Curriculares:

Arte, Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

Clique nas imagens para saber mais

A Integração dos ODS
ODS 4. Educação de qualidade

Tempo de implementação:

Aproximadamente 2 meses

Recursos necessários:

Materiais de trabalho:

  • papel e lápis para criar imagens e textos impressos.

Materiais multimídia:

  • Algumas ferramentas gratuitas para produzir os cards: Canva, PowerPoint, Google Apresentações, Instagram.
  • Exemplos de cards diversos. Páginas de internet onde circulem cards.

Faça o download para ter acesso offline: 

Iniciativa:

UNICEF

Representante do UNICEF no Brasil: Youssouf Abdel-Jelil

Chefe de Educação: Mônica Pinto 

Equipe de Educação: Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva, Julia Ribeiro e Sandra Tiné

 

Parceria técnica:

Avisa Lá

Elaboração de conteúdo:
Angela Kim e Marly Barbosa
Coordenação técnica:
Renata Frauendorf

Coordenação geral:
Silvia Carvalho

Revisão técnica para inclusão e acessibilidade: Liliane Garcez (Instituto Rodrigo Mendes)

Experiência didática produzida para o projeto Trajetórias de Sucesso Escolar do UNICEF