Experiência didática

O Pontilhismo e a Pixel Art

Ficha técnica

Tema

Leitura, escrita e oralidade, Cultura Digital, Arte e Cultura

Resumo

A cultura pop e o universo dos games fazem parte do cotidiano dos/das estudantes. A partir da estética dos jogos, a experiência didática explora as técnicas do Pontilhismo e da Pixel Art para incentivar a produção artística dos/das jovens. Em uma jornada de atividades, que podem ser feitas de forma digital ou analógica, você pode estimular sua turma a refletir sobre diferentes períodos artísticos, recriar obras e simular a construção de imagens a partir de pontos coloridos no computador, no celular ou no papel. Por fim, materializar essa experiência na construção de um cenário que pode acontecer dentro de um jogo ou em uma maquete física.  

Objetivo geral

  1. Compreender a técnica do Pontilhismo e como ela se relaciona como o movimento impressionista;  
  2. Conectar o Pontilhismo ao pensamento de construção de Pixel Art, tanto analógico quanto digital; 
  3. Implementar conhecimentos adquiridos em sala de aula para desenvolver produções artísticas autorais;
  4. Aplicar os conhecimentos sobre Pontilhismo e pixel art na construção de um cenário digital ou analógico.

Objetivos gerais da BNCC

Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural, Comunicação, Cultura digital, Trabalho e projeto de vida, Responsabilidade e cidadania

Componentes curriculares

Arte, Língua Portuguesa

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

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ODS 4. Educação de qualidade

Tempo de implementação:

1 bimestre

Público sugerido:

Ensino Médio

Recursos necessários:

  • Materiais de papelaria (lápis de cor, canetas coloridas, canetas hidrogel, tintas, régua); 
  • Materiais de apoio (imagens impressas, revistas, jornais); 
  • Equipamentos tecnológicos (smartphone ou computador com acesso à internet);
  • Materiais para construção de arte 3D (blocos de montar, objetos recicláveis, caixas). 

EXEMPLOS DE SOFTWARES QUE PODEM SER UTILIZADOS: 

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Informações técnicas

OI FUTURO
Presidência
Suzana Santos
Vice Presidência
Bernardo Scudiere
Diretoria Executiva
Sara Crosman
Gerência de Educação, Inovação Social e Comunicação
Carla Marques Uller
Equipe de Educação
Fábio Meirelles, Fernanda Sarmento, Karina Trotta e Roan Saraiva

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO
Secretaria de Estado de Educação
Marcelo Andrade Bezerra Barros
Secretaria Executiva de Educação Profissional
Maria de Araújo Medeiros Souza
Superintendência Pedagógica
Mariângela Jansen Berardinelli
Gerência Geral de Educação Profissional
George Bento Catunda

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
Secretaria de Estado de Educação
Alexandre Valle
Subsecretaria de Gestão da Rede e de Ensino
Joilza Rangel
Subsecretaria de Planejamento e Ações Estratégicas
Renata Guerra
Superintendência Pedagógica
Elisângela de Lima
Superintendência de Projetos Estratégicos
Vivianne Dorado

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL CÍCERO DIAS – NAVE RECIFE
Direção Escolar
Aldineide Lilian Gomes de Queiroz Ferraz
Autores e Autoras
Wilson de Menezes, Patrícia Oliveira e Sâmara Carvalho

COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ LEITE LOPES – NAVE RIO
Direção Escolar
Silvana Almeida
Autores e Autoras
Bárbara Arraes

PARCEIROS TÉCNICOS
CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS DO RECIFE – CESAR
BALUARTE CULTURA

PORVIR
Diretora Executiva
Tatiana Klix
Edição das Experiências
Marina Lopes
Direção de Arte
Regiany Silva

UNICEF
Representante do UNICEF no Brasil
Youssouf Ould Abdel-Jelil 

Chefe de Educação
Monica Pinto

Equipe de Educação
Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva, Júlia Ribeiro, Juliana Sartori e Sandra Tiné

Experiência didática produzida para o projeto Trajetórias de Sucesso Escolar do UNICEF