Experiência didática

O Pontilhismo e a Pixel Art

Ficha técnica

Tema

Leitura, escrita e oralidade, Cultura Digital, Arte e Cultura

Resumo

A cultura pop e o universo dos games fazem parte do cotidiano dos/das estudantes. A partir da estética dos jogos, a experiência didática explora as técnicas do Pontilhismo e da Pixel Art para incentivar a produção artística dos/das jovens. Em uma jornada de atividades, que podem ser feitas de forma digital ou analógica, você pode estimular sua turma a refletir sobre diferentes períodos artísticos, recriar obras e simular a construção de imagens a partir de pontos coloridos no computador, no celular ou no papel. Por fim, materializar essa experiência na construção de um cenário que pode acontecer dentro de um jogo ou em uma maquete física.  

Objetivo geral

  1. Compreender a técnica do Pontilhismo e como ela se relaciona como o movimento impressionista;  
  2. Conectar o Pontilhismo ao pensamento de construção de Pixel Art, tanto analógico quanto digital; 
  3. Implementar conhecimentos adquiridos em sala de aula para desenvolver produções artísticas autorais;
  4. Aplicar os conhecimentos sobre Pontilhismo e pixel art na construção de um cenário digital ou analógico.

Objetivos gerais da BNCC

Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural, Comunicação, Cultura digital, Trabalho e projeto de vida, Responsabilidade e cidadania

Componentes curriculares

Arte, Língua Portuguesa

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

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ODS 4. Educação de qualidade

Tempo de implementação:

1 bimestre

Público sugerido:

Ensino Médio

Recursos necessários:

  • Materiais de papelaria (lápis de cor, canetas coloridas, canetas hidrogel, tintas, régua); 
  • Materiais de apoio (imagens impressas, revistas, jornais); 
  • Equipamentos tecnológicos (smartphone ou computador com acesso à internet);
  • Materiais para construção de arte 3D (blocos de montar, objetos recicláveis, caixas). 

EXEMPLOS DE SOFTWARES QUE PODEM SER UTILIZADOS: 

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Iniciativa:

UNICEF

Representante do UNICEF no Brasil:

Youssouf Ould Abdel-Jelil

Chefe de Educação:

Monica Pinto

Equipe de Educação:

Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva, Júlia Ribeiro, Juliana Sartori e Sandra Tiné

 

Parceria técnica:

OI FUTURO

Presidência:

Suzana Santos

Vice Presidência:

Bernardo Scudiere

Diretoria Executiva:

Sara Crosman

Gerência de Educação, Inovação Social e Comunicação:

Carla Marques Uller

Equipe de Educação:

Fábio Meirelles, Fernanda Sarmento, Karina Trotta e Roan Saraiva

 

Secretaria de Estado de Educação de Pernambuco:

Secretaria de Estado de Educação: Marcelo Andrade Bezerra Barros
Secretaria Executiva de Educação Profissional: Maria de Araújo Medeiros Souza
Superintendência Pedagógica: Mariângela Jansen Berardinelli
Gerência Geral de Educação Profissional: George Bento Catunda

 

Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro:

Secretaria de Estado de Educação: Alexandre Valle
Subsecretaria de Gestão da Rede e de Ensino: Joilza Rangel
Subsecretaria de Planejamento e Ações Estratégicas: Renata Guerra
Superintendência Pedagógica: Elisângela de Lima
Superintendência de Projetos Estratégicos: Vivianne Dorado

 

Escola Técnica Estadual Cícero Dias – NAVE Recife:

Direção Escolar: Aldineide Lilian Gomes de Queiroz Ferraz
Autores e Autoras: Wilson de Menezes, Patrícia Oliveira e Sâmara Carvalho

 

Colégio Estadual José Leite Lopes – NAVE Rio:

Direção Escolar: Silvana Almeida
Autores e Autoras: Bárbara Arraes

 

Parceiros Técnicos:

Centro de Estudos Avançados do Recife – CESAR
Baluarte Cultura

 

Porvir:

Diretora Executiva: Tatiana Klix
Edição das Experiências: Marina Lopes
Direção de Arte: Regiany Silva

 

Experiência didática produzida para o projeto:

Trajetórias de Sucesso Escolar do UNICEF