- Experiência Didática
O que (não) tem para comer hoje?
FICHA TÉCNICA
Tema:
Cidadania
Resumo:
A Experiência Didática permite a construção de muitas aprendizagens, entre as quais destacam-se: valorizar aspectos culturais relacionados à alimentação e nutrição, refletir sobre segurança alimentar, analisar o conceito de soberania alimentar, participar na realização de hortas escolares e comunitárias, exercitar a economia solidária, conhecer a produção local e global de alimentos, usar de forma racional os recursos hídricos, ecossistemas marinhos e costeiros, verificar as consequências das mudanças climáticas.
Objetivo Geral:
– Compreender as articulações que envolvem os processos de produção e consumo de alimentos, local e global em diferentes contextos e sociedades.
– Desenvolver hábitos alimentares saudáveis que favoreçam uma boa nutrição, na busca de equilíbrio para si mesmo, para o outro e para o ambiente.
– Examinar os processos de produção e consumo de alimentos por diferentes sociedades e seu impacto sobre os seres vivos, sejam eles humanos ou não humanos.
– Valorizar os saberes que envolvem a produção e o preparo dos alimentos em contextos e sociedades diversas, em diferentes tempos e espaços.
Componentes Curriculares:








Tempo de implementação:
De três a quatro semanas.
Público sugerido:
Informações técnicas Material licenciado em Creative Commons CC-BY-NC |
|
![]() |
![]() |
Iniciativa: UNICEF
Representante do UNICEF no Brasil: Florence Bauer Representante Adjunta do UNICEF no Brasil: Paola Babos Oficial de Educação: Júlia Ribeiro Equipe de Educação: Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva, Juliana Sartori e Sandra Tiné Revisão técnica para inclusão e acessibilidade: Liliane Garcez (Instituto Rodrigo Mendes) Consultores Unicef: Lígia Beatriz Goulart Liége Deolinda Westermann Lílian Barcella Agliardi Lucas Eishi Pimentel Mizusaki Rubilar Simões Júnior Sandra Zita Silva Tiné Colaboradores: Henry Daniel Lorencena Souza Rosália Procasko Lacerda Rosane Nunes Garcia |
Coordenação técnica: Cenpec
Gestão de projeto: M. Alice Junqueira e Solange Feitosa Consultoria Pedagógica: Sônia Madi |