A Experiência Didática permite a construção de muitas aprendizagens, entre as quais destacam-se: valorizar aspectos culturais relacionados à alimentação e nutrição, refletir sobre segurança alimentar, analisar o conceito de soberania alimentar, participar na realização de hortas escolares e comunitárias, exercitar a economia solidária, conhecer a produção local e global de alimentos, usar de forma racional os recursos hídricos, ecossistemas marinhos e costeiros, verificar as consequências das mudanças climáticas.
– Compreender as articulações que envolvem os processos de produção e consumo de alimentos, local e global em diferentes contextos e sociedades.
– Desenvolver hábitos alimentares saudáveis que favoreçam uma boa nutrição, na busca de equilíbrio para si mesmo, para o outro e para o ambiente.
– Examinar os processos de produção e consumo de alimentos por diferentes sociedades e seu impacto sobre os seres vivos, sejam eles humanos ou não humanos.
– Valorizar os saberes que envolvem a produção e o preparo dos alimentos em contextos e sociedades diversas, em diferentes tempos e espaços.
De três a quatro semanas.
UNICEF
Representante do UNICEF no Brasil: Youssouf Ould Abdel-Jelil
Chefe de Educação: Monica Pinto
Equipe de Educação: Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva, Juliana Sartori e Sandra Tiné
Revisão técnica para inclusão e acessibilidade: Liliane Garcez (Instituto Rodrigo Mendes)
Consultores UNICEF:
Lígia Beatriz Goulart, Liége Deolinda Westermann, Lílian Barcella Agliardi, Lucas Eishi Pimentel Mizusaki, Rubilar Simões Júnior, Sandra Zita Silva Tiné
Colaboradores:
Henry Daniel Lorencena Souza, Rosália Procasko Lacerda, Rosane Nunes Garcia
Cenpec
M. Alice Junqueira e Solange Feitosa
Sônia Madi