Experiência didática

Paródias artísticas – produzindo releituras e textos de opinião

Ficha técnica

Tema

Leitura, escrita e oralidade

Resumo

Museus de todo o mundo podem estar a um clique de distância da sua turma. Nesta Experiência Didática, você tem a chance de apresentar aos/às estudantes movimentos artísticos e culturais, colocá-los como autores de releituras audiovisuais de obras conhecidas ou ainda como críticos de arte para produzir um texto de opinião. As aulas também vão demonstrar como a acessibilidade tem sido um tema cada vez mais priorizado pelos museus para que a experiência de fruição da arte não seja apenas para alguns.

Objetivo geral

  • Trabalhar o gênero textual artigo de opinião;
  • Apresentar movimentos artísticos, do Renascimento ao Pós-Modernismo;
  • Promover a leitura crítica de imagens;
  • Prestar atenção nas questões sobre acessibilidade que estão presentes nos diferentes museus.

Objetivos gerais da BNCC

Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural, Comunicação, Cultura digital, Trabalho e projeto de vida

Componentes curriculares

Língua Portuguesa

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

Clique nas imagens para saber mais
ODS 4. Educação de qualidade, ODS 10. Redução das desigualdades, ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis

Tempo de implementação:

7 horas/aula

Público sugerido:

Ensino Médio

Recursos necessários:

  • Ferramenta para visitar museus online: Google Arts & Culture; 
  • Mural virtual: Padlet; 
  • Editores de texto (Google Documentos, Microsoft Word, Libre Office); 
  • Formulários (Google, SurveyMonkey, Kahoot!, Mentimeter); 
  • Ferramentas para videoconferência (Google Meet, Zoom, Microsoft Teams); 
  • Aplicativos de edição de imagem (PicsArt, Adobe Photoshop Express); 
  • Aplicativos de edição de vídeo (InShot, CapCut). 

#dica: Verifique a acessibilidade das ferramentas e aproveite para discutir esse tema com a turma. Também observe se os materiais solicitados estão disponíveis para todos os estudantes. Caso seja necessário, faça adaptações.

Acesse a versão editável

Faça o download para ter acesso offline

Voltar

Informações técnicas
OI FUTURO
Presidência
Suzana Santos
Vice Presidência
Bernardo Scudiere
Diretoria Executiva
Sara Crosman
Gerência de Educação, Inovação Social e Comunicação
Carla Marques Uller
Equipe de Educação
Fábio Meirelles, Fernanda Sarmento, Karina Trotta e Roan Saraiva

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO
Secretaria de Estado de Educação
Marcelo Andrade Bezerra Barros
Secretaria Executiva de Educação Profissional
Maria de Araújo Medeiros Souza
Superintendência Pedagógica
Mariângela Jansen Berardinelli
Gerência Geral de Educação Profissional
George Bento Catunda

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
Secretaria de Estado de Educação
Alexandre Valle
Subsecretaria de Gestão da Rede e de Ensino
Joilza Rangel
Subsecretaria de Planejamento e Ações Estratégicas
Renata Guerra
Superintendência Pedagógica
Elisângela de Lima
Superintendência de Projetos Estratégicos
Vivianne Dorado

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL CÍCERO DIAS – NAVE RECIFE
Direção Escolar
Aldineide Lilian Gomes de Queiroz Ferraz
Autores e Autoras
Wilson de Menezes, Patrícia Oliveira e Sâmara Carvalho

COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ LEITE LOPES – NAVE RIO
Direção Escolar
Silvana Almeida
Autores e Autoras
Bárbara Arraes

PARCEIROS TÉCNICOS
CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS DO RECIFE – CESAR
BALUARTE CULTURA

PORVIR
Diretora Executiva
Tatiana Klix
Edição das Experiências
Marina Lopes
Direção de Arte
Regiany Silva

UNICEF
Representante do UNICEF no Brasil
Youssouf Ould Abdel-Jelil 

Chefe de Educação
Monica Pinto

Equipe de Educação
Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva, Júlia Ribeiro, Juliana Sartori e Sandra Tiné

 

Experiência didática produzida para o projeto Trajetórias de Sucesso Escolar do UNICEF