Nesta Experiência Didática, o tema dos povos indígenas será trabalhado segundo aspectos que envolvem identidade, direitos e territorialidade. Assim, você poderá convidar os(as) estudantes a conhecer mais sobre os povos indígenas do Brasil (e, se possível, de sua região) com base em relatos disponíveis em diversos suportes e gêneros textuais, considerando o seguinte desafio:
Relatos sobre o Brasil: o que podemos aprender com os povos indígenas?
Para realizar a proposta, indicamos a apresentação de diversos relatos indígenas. Com base nesses relatos serão definidas temáticas para aprofundamento, considerando os interesses dos(as) estudantes e o desenvolvimento das habilidades previstas. O estudo das temáticas englobará diferentes ações (individuais e coletivas), como leitura, comparação e interpretação de mapas; produção de cartazes; roda de diálogo; entrevista com representante(s) indígena(s) etc. Ao final, os(as) estudantes criarão vídeos curtos para as redes sociais (no formato utilizado nas plataformas Facebook, Instagram e TikTok) para compartilhar o que aprenderam.
Ampliar o conhecimento sobre os povos indígenas e situá-los na contemporaneidade. Abordar os saberes e fazeres desses povos, considerando língua, etnia, cultura material, modo de vida, produções contemporâneas etc. Promover a reflexão sobre seus direitos e sobre os principais desafios que enfrentam. Compreender a importância desses povos para a conservação de ecossistemas naturais. Em seu conjunto, esta Experiência Didática busca garantir momentos de reflexão individual e coletiva, com atividades que mobilizem o(a) estudante a desenvolver habilidades de Geografia e outros componentes curriculares, aprofundar seus conhecimentos sobre a temática e sentir-se capaz de aprender.
De 12 a 16 encontros (de 3 a 4 semanas).
Os recursos sugeridos estão descritos em detalhes no Repositório da Experiência Didática. No entanto, a experiência poderá ser realizada utilizando outros materiais e adaptada a um contexto analógico.
Informações técnicas Autoria: Mariana Martins Lemes Material licenciado em Creative Commons CC-BY-NC
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Iniciativa: Unicef
Representante do UNICEF no Brasil: Florence Bauer Representante Adjunta do UNICEF no Brasil: Paola Babos Oficial de Educação: Júlia Ribeiro Equipe de Educação: Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva, Juliana Sartori e Sandra Tiné Revisão técnica para inclusão e acessibilidade: Liliane Garcez (Instituto Rodrigo Mendes) |
Coordenação técnica: Cenpec
Gestão de projeto: M. Alice Junqueira e Solange Feitosa Consultoria Pedagógica: Sônia Madi |
Parceria técnica: Atina
Coordenação Pedagógica: Profa. Dra. Sueli Angelo Furlan Gestão de Projeto e Editorial: Stella Mendes Fischer |