- Práticas de alfabetização em contextos de multiletramentos
Fascículos sobre situações didáticas de leitura e escrita
FICHA TÉCNICA
Tema:
Leitura, escrita e oralidade
Resumo:
A Experiência Didática permite a construção de muitas aprendizagens, entre as quais destacam-se: situações didáticas fundamentais para alfabetizar da melhor maneira possível. Com o propósito de subsidiar de forma prática os e as docentes no trabalho com a alfabetização, o material é composto de um fascículo introdutório e 5 cadernos para cada situação didática. Para acessá-las, clique no título do fascículo:
1 – Introdução
2 – Leitura por meio da professora ou do professor
4 – Escrita por meio da professora ou do professor
6 – Oralidade que tem a intenção problematizar o cotidiano, desenvolver o senso crítico e a criatividade
Objetivo Geral:
Conhecer ou aprofundar o conhecimento sobre esta situação didática fundamental para contribuir para a formação leitora dos e das estudantes dos diferentes segmentos, bem como compreender a importância da prática para o processo de alfabetização inicial e/ou tardia.
Componentes Curriculares:

Tempo de implementação:
Varia de acordo com a necessidade do/da professora
Público sugerido:
Informações técnicas
Elaboração de conteúdo: Giulianny Russo e Isis Nogueira
Coordenação Pedagógica: Renata Frauendorf
Gestão de Projeto e Editorial: Silvia Carvalho
Instituto Avisa Lá – SP
UNICEF
Representante do UNICEF no Brasil
Youssouf Ould Abdel-Jelil
Chefe de Educação
Monica Pinto
Equipe de Educação
Erondina Silva e Sandra Tiné
Experiência didática produzida para o projeto Trajetórias de Sucesso Escolar do UNICEF