Semiárido: conviver com a seca

FICHA TÉCNICA 

Tema:

Sustentabilidade, Cidadania

Resumo:

Nesta Experiência Didática trataremos do modo de vida de comunidades do Semiárido e das estratégias que não “combatem” a seca, mas permitem “conviver” com ela de maneira eficaz.

A proposta é apresentar o agroecossistema tradicional da agricultura familiar e do campesinato sertanejo como um modo de vida sustentável e uma alternativa para os que, ao contrário do que prega o senso comum, não desejam migrar e não enxergam o Semiárido com a tristeza e a pobreza frequentemente retratadas em imagens que circulam na mídia.

A leitura de cordéis e a apreciação de repentes com a representação do modo de vida e das lutas da população do Semiárido servirão de incentivo para os(as) estudantes descreverem suas batalhas também em formato de  repentes.

Objetivo Geral:

Valorizar o modo de vida das populações do Semiárido brasileiro, por meio do estudo das ruralidades contemporâneas, das tecnologias sociais de êxito, das iniciativas de inovação e das ideias criativas, para resolver desafios ligados à escassez de água e às mudanças climáticas. Associar a forma de enfrentar as dificuldades no modo de vida da população do Semiárido com as próprias lutas.

Competências Gerais da BNCC:
Conhecimento, Trabalho e projeto de vida

Componentes Curriculares:

Ciências, Geografia, Língua Portuguesa
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

Clique nas imagens para saber mais

A Integração dos ODS
ODS 2. Fome zero e agricultura sustentável

Tempo de implementação:

7 encontros (2 semanas)

Público sugerido:

Ensino Fundamental (anos finais)

Recursos necessários:

Os recursos sugeridos estão descritos em detalhe no Repositório da Experiência Didática. No entanto, a experiência poderá ser realizada utilizando outros materiais e adaptada a um contexto analógico.

Objeto Digital:

Clique na imagem para acessar o objeto digital navegável ou assista o vídeo a seguir.

 

Acesse a versão editável online: 

Faça o download para ter acesso offline: 

Informações técnicas

Autoria: Marina Rezende Lisboa

Coordenação Pedagógica: Profa. Dra. Sueli Angelo Furlan

Gestão de Projeto e Editorial: Stella Mendes Fischer

Experiência Didática produzida para o projeto Trajetórias de Sucesso Escolar, do UNICEF

Material licenciado em Creative Commons CC-BY-NC

Iniciativa: UNICEF

Representante do UNICEF no Brasil: Florence Bauer 

Representante Adjunta do UNICEF no Brasil: Paola Babos 

Oficial de Educação: Júlia Ribeiro 

Equipe de Educação: Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva, Juliana Sartori e Sandra Tiné

Revisão técnica para inclusão e acessibilidade: 

Liliane Garcez (Instituto Rodrigo Mendes)

Coordenação técnica: Cenpec

Gestão de projeto:
M. Alice Junqueira e Solange Feitosa

Consultoria Pedagógica: Sônia Madi

Parceria técnica:  Atina

Coordenação Pedagógica: Profa. Dra. Sueli Angelo Furlan

Gestão de Projeto e Editorial: Stella Mendes Fischer

Ilustrações:

Thiago Egg