Somos de Muitos Jeitos. Isso importa!

FICHA TÉCNICA 

Tema:

Diversidade, Leitura, escrita e oralidade, Cultura Digital, Arte e Cultura

Objetivo Geral:

– Examinar como as representações produzidas pela diferença podem ampliar a leitura de mundo, a partir de um olhar integrado dos componentes curriculares.

– Compreender que leituras individuais e coletivas a respeito das pessoas, seu modo de vida e jeito de ser e estar no mundo, produtos da diferença, podem se converter em imagens cristalizadas ou estereótipos.

Competências Gerais da BNCC:
Repertório cultural, Comunicação, Argumentação, Empatia e cooperação

Componentes Curriculares:

Arte, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Inglesa , Língua Portuguesa, Matemática
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

Clique nas imagens para saber mais

A Integração dos ODS
ODS 3. Saúde e bem-estar, ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis, ODS 16. Paz, justiça, e instituições eficazes

Tempo de implementação:

de 3 a 4 semanas.

Público sugerido:

Ensino Fundamental (anos finais)

Acesse a versão editável online: 

Faça o download para ter acesso offline: 

Informações técnicas

Material licenciado em Creative Commons CC-BY-NC

Iniciativa: UNICEF

Representante do UNICEF no Brasil: Florence Bauer 

Representante Adjunta do UNICEF no Brasil: Paola Babos 

Oficial de Educação: Júlia Ribeiro 

Equipe de Educação: Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva, Juliana Sartori e Sandra Tiné

Revisão técnica para inclusão e acessibilidade: 

Liliane Garcez (Instituto Rodrigo Mendes)

Consultores Unicef:  

Lígia Beatriz Goulart

Liége Deolinda Westermann

Lílian Barcella Agliardi

Lucas Eishi Pimentel Mizusaki

Rubilar Simões Júnior

Sandra Zita Silva Tiné

Colaboradores:  

Henry Daniel Lorencena Souza

Rosália Procasko Lacerda

Rosane Nunes Garcia

Coordenação técnica: Cenpec

Gestão de projeto: M. Alice Junqueira e Solange Feitosa

Consultoria Pedagógica: Sônia Madi