Sonhar para transformar

FICHA TÉCNICA 

Tema:

Cidadania

Resumo:

Esta Experiência Didática parte de algo comum a todos: os sonhos. Com reflexões sobre sonhos individuais e coletivos, serão trabalhados o conceito de igualdade entre os seres humanos, as desigualdades sociais e o direito à diversidade.

O(a) professor(a) conduzirá os(as) estudantes por uma investigação sobre o tema com reflexões sobre os sonhos retratados em obras de arte e registros históricos; relatos dos adolescentes; entrevistas com pessoas da comunidade; biografias de pessoas que lutaram e conquistaram direitos. Também serão apresentados dilemas com base em casos reais registrados em notícias, por meio dos quais os(as) estudantes serão desafiados(as) a se colocarem no lugar de outras pessoas.

Por fim, será proposta a criação de vídeos que apresentem um resultado das reflexões e dos aprendizados.

Objetivo Geral:

Compreender a importância da equidade na construção de realidades sociodiversas, com a promoção da igualdade de direitos e do respeito às diferenças. Desenvolver as habilidades de formular, negociar e defender ideias baseadas em fatos no contexto da diversidade.

Competências Gerais da BNCC:
Trabalho e projeto de vida, Argumentação, Empatia e cooperação

Componentes Curriculares:

Arte, História, Língua Portuguesa
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

Clique nas imagens para saber mais

A Integração dos ODS
ODS 5. Igualdade de gênero, ODS 10. Redução das desigualdades, ODS 16. Paz, justiça, e instituições eficazes

Tempo de implementação:

De 12 a 16 encontros (de 3 a 4 semanas).

Público sugerido:

Ensino Fundamental (anos finais)

Recursos necessários:

Os recursos sugeridos estão descritos em detalhes no Repositório da Experiência Didática. No entanto, a experiência poderá ser realizada utilizando outros materiais e adaptada a um contexto analógico.

Acesse a versão editável online: 

Faça o download para ter acesso offline: 

Informações técnicas

Autoria: Marina Rezende Lisboa

Coordenação Pedagógica: Profa. Dra. Sueli Angelo Furlan

Gestão de Projeto e Editorial: Stella Mendes Fischer

Experiência Didática produzida para o projeto Trajetórias de Sucesso Escolar, do UNICEF

Material licenciado em Creative Commons CC-BY-NC

Iniciativa: UNICEF

Representante do UNICEF no Brasil: Florence Bauer 

Representante Adjunta do UNICEF no Brasil: Paola Babos 

Oficial de Educação: Júlia Ribeiro 

Equipe de Educação: Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva, Juliana Sartori e Sandra Tiné

Revisão técnica para inclusão e acessibilidade: 

Liliane Garcez (Instituto Rodrigo Mendes)

Coordenação técnica: Cenpec

Gestão de projeto: M. Alice Junqueira e Solange Feitosa

Consultoria Pedagógica: Sônia Madi

Parceria técnica: Atina

Coordenação Pedagógica: Profa. Dra. Sueli Angelo Furlan

Gestão de Projeto e Editorial: Stella Mendes Fischer

Ilustrações:

Nísia Floresta, Leolinda Daltro: Ricardo J. Souza

Zumbi dos Palmares: Antônio Diogo da Silva Parreiras – Zumbi. 1927. Museu Antônio Parreiras, Niterói, RJ.

Luis Gama: Fundação Biblioteca Nacional, RJ.

Bertha Lutz: Library of Congress’s, Washington DC.

Abdias Nascimento: Bia Parreiras/Acervo IPEAFRO.

Afonso Arinos: Arquivo Nacional, RJ.

Maria da Penha: Instituto Maria da Penha.

Malala Yousafzai: Simon Davis/DFID

Marielle Franco: Mídia Ninja