Por que é fundamental promover trajetórias de sucesso escolar para crianças e adolescentes?
Estudos elaborados pelo UNICEF Brasil e parceiros para a estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar, a partir de diferentes edições do Censo Escolar, mostram que há alguns fatores associados à cultura de fracasso escolar. Destacam-se questões que envolvem a localização das escolas (por exemplo, escolas em zonas rurais tendem a ter maiores taxas de reprovação, distorção idade-série e abandono escolar do que as urbanas) e gênero (essas taxas, em geral, são maiores entre meninos do que meninas), dentre outros. Por outro lado, os dados das causas da exclusão escolar, observados até o momento pela estratégia Busca Ativa Escolar, mostram que o desinteresse pela escola é a causa mais citada. Há vários relatos provenientes de escutas de adolescentes que reforçam a desconexão entre as propostas pedagógicas e as necessidades de aprendizagem deste público.
Portanto, propor metodologias participativas, flexíveis e adaptadas à participação de estudantes e comunidade escolar, bem como ter uma compreensão mais integral dos estudantes e seus processos de aprendizagem e desenvolvimento, são estruturantes para a estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar.
A estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar considera que a complexidade do enfrentamento da cultura de fracasso escolar e da superação da distorção idade-série exige ações intersetorias que fortaleçam a rede de garantia dos direitos da criança e do adolescente. Para isso, apresentamos cadernos específicos com recomendações para que as redes e as escolas, de forma articulada e integrada, desenvolvam um trabalho que garanta a aprendizagem e o desenvolvimento dos e das estudantes. As recomendações estão descritas em três eixos complementares e interligados, bem como interdependentes da atuação de todos os segmentos. Em cada um dos eixos, a mobilização de todos os sujeitos (gestores, formadores, professores, estudantes e familiares) adquire centralidade e contribui para a efetividade das propostas. Assim, definem-se como eixos (clique nas pequenas esferas coloridas):
Precisamos constituir uma grande rede de superação do fracasso escolar e enfrentamento da distorção idade-série, com pessoas e instituições que estejam realmente preocupadas em garantir que as crianças e adolescentes brasileiros tenham trajetórias de sucesso escolar. O fracasso escolar não pode mais ser normalizado para algumas crianças e adolescentes.
Junte-se a nós nessa rede para garantir o direito de todas as crianças e adolescentes de aprender!
O enfrentamento da cultura de fracasso escolar
A cultura do fracasso escolar afeta a vida de milhões de estudantes no Brasil, levando-os à reprovação, à distorção idade-série e ao abandono escolar. Estudos realizados pelo UNICEF, em colaboração com o Instituto Claro e outros parceiros, mostram que os mais afetados são aqueles e aquelas em situação de maior vulnerabilidade social. A Pandemia da Covid 19 agravou ainda mais essa situação ao ampliar as desigualdades. É preciso desenvolver ações coordenadas e integradas, dentro e fora da escola, para que crianças e adolescentes tenham oportunidades reais de acesso, permanência e aprendizagem num ambiente livre de violências.
Sobre a estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar
A estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar é uma iniciativa do UNICEF, do Instituto Claro e outros parceiros para o enfrentamento da cultura do fracasso escolar. Este site disponibiliza painéis com indicadores de fluxo escolar e de aprendizagem nacionais, estaduais e municipais elaborados a partir do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica, com diferentes recortes (gênero, raça/cor, localização da escola, condição de deficiência, entre outros).
Além desse conjunto de dados, o site disponibiliza cadernos e materiais com recomendações para que as redes de ensino desenvolvam políticas educacionais de enfretamento da cultura de fracasso escolar, com foco na superação da distorção idade-série, e as escolas construam um currículo democrático, que faça sentido para as crianças e adolescentes, e promova a recomposição das aprendizagens, a permanência e o avanço nos estudos.