A Experiência Didática permite a construção de muitas aprendizagens, entre as quais destacam-se: discutir as representações sociais nos textos literários; conhecer o conceito de sociedade; contextualizar os textos literários; explorar a produção de sentidos; ampliar o acervo cultural; exercitar os elementos de coesão e coerência nas narrativas; explorar os valores artísticos e estilísticos em textos escritos; problematizar questões de gênero e culturas nas diferentes sociedades, ampliar o léxico em língua estrangeira.
– Desenvolver o acervo de leituras dos estudantes, aqui com destaque ao texto escrito e oral oferecido nos mais diferentes suportes;
– Produzir a escrita criativa a partir de experiências ficcionais que se relacionem ao cotidiano dos estudantes e suas comunidades;
– Refletir sobre as articulações do passado ficcional, presente na literatura com as diferentes realidades nas quais vivem os estudantes.
De três a quatro semanas.
UNICEF
Representante do UNICEF no Brasil: Youssouf Ould Abdel-Jelil
Chefe de Educação: Monica Pinto
Equipe de Educação: Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva, Juliana Sartori e Sandra Tiné
Revisão técnica para inclusão e acessibilidade: Liliane Garcez (Instituto Rodrigo Mendes)
Consultores UNICEF:
Lígia Beatriz Goulart, Liége Deolinda Westermann, Lílian Barcella Agliardi, Lucas Eishi Pimentel Mizusaki, Rubilar Simões Júnior, Sandra Zita Silva Tiné
Colaboradores:
Henry Daniel Lorencena Souza, Rosália Procasko Lacerda, Rosane Nunes Garcia
Cenpec
M. Alice Junqueira e Solange Feitosa
Sônia Madi