A Experiência Didática permite a construção de muitas aprendizagens, entre as quais destacam-se: discutir as representações sociais nos textos literários; conhecer o conceito de sociedade; contextualizar os textos literários; explorar a produção de sentidos; ampliar o acervo cultural; exercitar os elementos de coesão e coerência nas narrativas; explorar os valores artísticos e estilísticos em textos escritos; problematizar questões de gênero e culturas nas diferentes sociedades, ampliar o léxico em língua estrangeira.
– Desenvolver o acervo de leituras dos estudantes, aqui com destaque ao texto escrito e oral oferecido nos mais diferentes suportes;
– Produzir a escrita criativa a partir de experiências ficcionais que se relacionem ao cotidiano dos estudantes e suas comunidades;
– Refletir sobre as articulações do passado ficcional, presente na literatura com as diferentes realidades nas quais vivem os estudantes.
De três a quatro semanas.
Informações técnicas |
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Iniciativa: UNICEF
Representante do UNICEF no Brasil: Youssouf Ould Abdel-Jelil Chefe de Educação: Monica Pinto Equipe de Educação: Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva, Juliana Sartori e Sandra Tiné Revisão técnica para inclusão e acessibilidade: Liliane Garcez (Instituto Rodrigo Mendes) Consultores Unicef: Lígia Beatriz Goulart Liége Deolinda Westermann Lílian Barcella Agliardi Lucas Eishi Pimentel Mizusaki Rubilar Simões Júnior Sandra Zita Silva Tiné Colaboradores: Henry Daniel Lorencena Souza Rosália Procasko Lacerda Rosane Nunes Garcia |
Coordenação técnica: Cenpec
Gestão de projeto: M. Alice Junqueira e Solange Feitosa Consultoria Pedagógica: Sônia Madi |
Experiência didática produzida para o projeto Trajetórias de Sucesso Escolar do UNICEF