Experiência didática

Viveram felizes para sempre, só que não!

Ficha técnica

Tema

Leitura, escrita e oralidade, Cultura Digital

Resumo

A Experiência Didática permite a construção de muitas aprendizagens, entre as quais destacam-se: discutir as representações sociais nos textos literários; conhecer o conceito de sociedade; contextualizar os textos literários; explorar a produção de sentidos; ampliar o acervo cultural; exercitar os elementos de coesão e coerência nas narrativas; explorar os valores artísticos e estilísticos em textos escritos; problematizar questões de gênero e culturas nas diferentes sociedades, ampliar o léxico em língua estrangeira.

Objetivo geral

– Desenvolver o acervo de leituras dos estudantes, aqui com destaque ao texto escrito e oral oferecido nos mais diferentes suportes;

Produzir a escrita criativa a partir de experiências ficcionais que se relacionem ao cotidiano dos estudantes e suas comunidades;

Refletir sobre as articulações do passado ficcional, presente na literatura com as diferentes realidades nas quais vivem os estudantes.

Objetivos gerais da BNCC

Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural, Comunicação, Autoconhecimento

Componentes curriculares

Arte, Geografia, História, Língua Inglesa , Língua Portuguesa

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

Clique nas imagens para saber mais
ODS 1. Erradicação da pobreza, ODS 5. Igualdade de gênero, ODS 10. Redução das desigualdades

Tempo de implementação:

De três a quatro semanas.

Público sugerido:

Ensino Fundamental (anos finais)

Recursos necessários:

Objetivo digital:

Objetivo digital:

Acesse a versão editável:

AT_Unicef_Seq_Didaticas_DOC.png

Informações técnicas

Material licenciado em Creative Commons CC-BY-NC

Iniciativa: UNICEF

Representante do UNICEF no Brasil: Florence Bauer 

Representante Adjunta do UNICEF no Brasil: Paola Babos 

Oficial de Educação: Júlia Ribeiro 

Equipe de Educação: Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva, Juliana Sartori e Sandra Tiné

Revisão técnica para inclusão e acessibilidade: 

Liliane Garcez (Instituto Rodrigo Mendes)

Consultores Unicef:  

Lígia Beatriz Goulart

Liége Deolinda Westermann

Lílian Barcella Agliardi

Lucas Eishi Pimentel Mizusaki

Rubilar Simões Júnior

Sandra Zita Silva Tiné

Colaboradores:  

Henry Daniel Lorencena Souza

Rosália Procasko Lacerda

Rosane Nunes Garcia

Coordenação técnica: Cenpec

Gestão de projeto: M. Alice Junqueira e Solange Feitosa

Consultoria Pedagógica: Sônia Madi