Nesta Experiência Didática, o tema da Amazônia será trabalhado da perspectiva da sustentabilidade, com foco nos impactos socioambientais de diferentes atividades econômicas e nas possibilidades de desenvolvimento sustentável na região. Os(as) estudantes serão convidados(as) a considerar o seguinte desafio:
Conhecer para proteger: o que podemos fazer pela Amazônia?
Para realizar a proposta, os(as) estudantes farão um levantamento do conhecimento prévio de sua comunidade sobre a Floresta Amazônica e, com base nas informações obtidas, investigarão a temática, selecionando as informações que servirão para produção e compartilhamento de cards informativos. Ao longo desse processo, conhecerão mais detalhes sobre as características da floresta, identificarão a importância socioambiental da Amazônia e pesquisarão iniciativas de desenvolvimento sustentável já existentes.
Promover a capacidade de analisar questões socioambientais e de propor soluções práticas que contribuam tanto para a conservação socioambiental quanto para a sustentabilidade econômica de comunidades locais. Desenvolver habilidades de comunicação por meio da elaboração de material de divulgação em múltiplas linguagens.
15 encontros (4 semanas)
Os recursos sugeridos estão indicados no texto e são descritos em detalhe no Repositório da Experiência Didática. No entanto, a experiência poderá ser realizada utilizando outros materiais e adaptada a um contexto analógico.
Informações técnicas Autoria: Mariana Martins Lemes Material licenciado em Creative Commons CC-BY-NC
|
||
Iniciativa: UNICEF
Representante do UNICEF no Brasil: Youssouf Abdel-Jelil Chefe de Educação: Mônica Pinto Equipe de Educação: Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva, Júlia Ribeiro e Sandra Tiné Revisão técnica para inclusão e acessibilidade: Liliane Garcez (Instituto Rodrigo Mendes) |
Coordenação técnica: Cenpec
Gestão de projeto: M. Alice Junqueira e Solange Feitosa Consultoria Pedagógica: Sônia Madi |
Parceria técnica: Atina
Coordenação Pedagógica: Profa. Dra. Sueli Angelo Furlan Gestão de Projeto e Editorial: Stella Mendes Fischer |