- Experiência Didática
O que podemos fazer pela Amazônia?
FICHA TÉCNICA
Tema:
Sustentabilidade, Leitura, escrita e oralidade, Cidadania
Resumo:
Nesta Experiência Didática, o tema da Amazônia será trabalhado da perspectiva da sustentabilidade, com foco nos impactos socioambientais de diferentes atividades econômicas e nas possibilidades de desenvolvimento sustentável na região. Os(as) estudantes serão convidados(as) a considerar o seguinte desafio:
Conhecer para proteger: o que podemos fazer pela Amazônia?
Para realizar a proposta, os(as) estudantes farão um levantamento do conhecimento prévio de sua comunidade sobre a Floresta Amazônica e, com base nas informações obtidas, investigarão a temática, selecionando as informações que servirão para produção e compartilhamento de cards informativos. Ao longo desse processo, conhecerão mais detalhes sobre as características da floresta, identificarão a importância socioambiental da Amazônia e pesquisarão iniciativas de desenvolvimento sustentável já existentes.
Objetivo Geral:
Promover a capacidade de analisar questões socioambientais e de propor soluções práticas que contribuam tanto para a conservação socioambiental quanto para a sustentabilidade econômica de comunidades locais. Desenvolver habilidades de comunicação por meio da elaboração de material de divulgação em múltiplas linguagens.
Componentes Curriculares:



Tempo de implementação:
15 encontros (4 semanas)
Público sugerido:
Recursos necessários:
Os recursos sugeridos estão indicados no texto e são descritos em detalhe no Repositório da Experiência Didática. No entanto, a experiência poderá ser realizada utilizando outros materiais e adaptada a um contexto analógico.
Informações técnicas Autoria: Mariana Martins Lemes Material licenciado em Creative Commons CC-BY-NC |
||
![]() |
![]() |
![]() |
Iniciativa: UNICEF
Representante do UNICEF no Brasil: Youssouf Abdel-Jelil Chefe de Educação: Mônica Pinto Equipe de Educação: Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva, Júlia Ribeiro e Sandra Tiné Revisão técnica para inclusão e acessibilidade: Liliane Garcez (Instituto Rodrigo Mendes) |
Coordenação técnica: Cenpec
Gestão de projeto: M. Alice Junqueira e Solange Feitosa Consultoria Pedagógica: Sônia Madi |
Parceria técnica: Atina
Coordenação Pedagógica: Profa. Dra. Sueli Angelo Furlan Gestão de Projeto e Editorial: Stella Mendes Fischer |