O que podemos fazer pela Amazônia?

FICHA TÉCNICA 

Tema:

Sustentabilidade, Leitura, escrita e oralidade, Cidadania

Resumo:

Nesta Experiência Didática, o tema da Amazônia será trabalhado da perspectiva da sustentabilidade, com foco nos impactos socioambientais de diferentes atividades econômicas e nas possibilidades de desenvolvimento sustentável na região. Os(as) estudantes serão convidados(as) a considerar o seguinte desafio:

Conhecer para proteger: o que podemos fazer pela Amazônia?

Para realizar a proposta, os(as) estudantes farão um levantamento do conhecimento prévio de sua comunidade sobre a Floresta Amazônica e, com base nas informações obtidas, investigarão a temática, selecionando as informações que servirão para produção e compartilhamento de cards informativos. Ao longo desse processo, conhecerão mais detalhes sobre as características da floresta, identificarão a importância socioambiental da Amazônia e pesquisarão iniciativas de desenvolvimento sustentável já existentes.

Objetivo Geral:

Promover a capacidade de analisar questões socioambientais e de propor soluções práticas que contribuam tanto para a conservação socioambiental quanto para a sustentabilidade econômica de comunidades locais. Desenvolver habilidades de comunicação por meio da elaboração de material de divulgação em múltiplas linguagens.

Competências Gerais da BNCC:
Conhecimento, Comunicação, Argumentação, Responsabilidade e cidadania

Componentes Curriculares:

Ciências, Geografia, Língua Portuguesa
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

Clique nas imagens para saber mais

ODS 13. Ação contra a mudança global do clima, ODS 15. Vida terrestre

Tempo de implementação:

15 encontros (4 semanas)

Público sugerido:

Ensino Fundamental (anos finais)

Recursos necessários:

Os recursos sugeridos estão indicados no texto e são descritos em detalhe no Repositório da Experiência Didática. No entanto, a experiência poderá ser realizada utilizando outros materiais e adaptada a um contexto analógico.

Página em atualização

Acesse a versão editável online: 

Informações técnicas

Autoria: Mariana Martins Lemes

Material licenciado em Creative Commons CC-BY-NC

Iniciativa: UNICEF

Representante do UNICEF no Brasil: Florence Bauer 

Representante Adjunta do UNICEF no Brasil: Paola Babos 

Oficial de Educação: Júlia Ribeiro 

Equipe de Educação: Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva, Juliana Sartori e Sandra Tiné

Revisão técnica para inclusão e acessibilidade: Liliane Garcez (Instituto Rodrigo Mendes)

Coordenação técnica: Cenpec

Gestão de projeto: M. Alice Junqueira e Solange Feitosa

Consultoria Pedagógica: Sônia Madi

Parceria técnica: Atina

Coordenação Pedagógica: Profa. Dra. Sueli Angelo Furlan

Gestão de Projeto e Editorial: Stella Mendes Fischer