Experiência didática

BULLYING: brincadeira ou violência?

Ficha técnica

Tema

Diversidade, Cidadania

Resumo

O grande diferencial na formulação desta Experiência Didática é que suas temáticas foram pensadas por professoras/professores, gestoras/gestores e coordenadoras/coordenadores de escolas envolvidas com as atividades em turmas de distorção idade-série no Rio Grande do Norte. Esse trabalho surgiu da vivência de um conjunto de oficinas sobre educação que protege de violências, baseadas em estudos relativos aos direitos humanos de crianças e adolescentes, em parceria com a OSC CEDECA – Casa Renascer. Portanto, as temáticas desta ED surgem das realidades vivenciadas a partir da escuta das/dos estudantes. 

Essa experiência didática faz parte de um conjunto de três EDs. Acesse as outras aqui: 

Racismo e branquitude: diálogos para a transformação

Educar e cuidar na adolescência: uma escola que protege

Objetivo geral

  • Compreender o bullying como um tipo de violência e suas diversas formas de manifestação; 
  • Compreender, à luz da legislação vigente, em especial as leis nº 13.185/2015 e nº 13.663/2018, as possibilidades de prevenção e combate à prática do bullying e a diversos tipos de violências; 
  • Proporcionar a conscientização das/dos estudantes em relação ao bullying e seu enfrentamento. 

Objetivos gerais da BNCC

Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural, Comunicação, Cultura digital, Trabalho e projeto de vida, Argumentação, Autoconhecimento, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania

Componentes curriculares

Arte, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Inglesa , Língua Portuguesa, Matemática

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

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ODS 3. Saúde e bem-estar, ODS 4. Educação de qualidade, ODS 16. Paz, justiça, e instituições eficazes

Tempo de implementação:

São seis encontros de duas horas cada. Essa duração não deve ser compreendida como um tempo ideal, e sim uma referência para auxiliar na organização em termos de hora/aula. 

Público sugerido:

Ensino Fundamental (anos finais)

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Iniciativa:

UNICEF

Representante do UNICEF no Brasil: Youssouf Abdel-Jelil

Equipe de Educação: Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva e Júlia Ribeiro

 

Parceria técnica:

Instituto Coletivxs

Elaboração de conteúdo:

Rosangela Nezeiro F. Jacob e Luiz Henrique de Paula Conceição

Design:

Vitoria Freiria

Revisão:

Lailla Micas

Coordenação geral:

Luiz Henrique de Paula Conceição