Retextualização de poemas visuais

FICHA TÉCNICA 

Tema:

Leitura, escrita e oralidade, Arte e Cultura

Resumo:

A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um marco para a compreensão do desenvolvimento e da construção da identidade literária no Brasil e no mundo. A experiência didática “Retextualização de poemas visuais” propõe uma exploração verbal e visual da literatura para ampliar o repertório cultural dos/das estudantes, promover a autoria e discutir a importância da Semana de Arte Moderna.

Objetivo Geral:

  1. Estimular a curiosidade e interesse por novas leituras; 
  2. Ampliar o repertório cultural e pessoal dos/das estudantes por meio da leitura de poemas visuais; 
  3. Observar a grafia das palavras e suas possibilidades de exploração visual e sonora; 
  4. Representar pensamentos, sentimentos, histórias, experiências pessoais e coletivas por meio da linguagem artística e das motivações da arte.
Competências Gerais da BNCC:
Repertório cultural, Comunicação

Componentes Curriculares:

Arte, Língua Portuguesa
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

Clique nas imagens para saber mais

Tempo de implementação:

14 aulas

Público sugerido:

Ensino Médio

Recursos necessários:

  • Papéis (papel ofício, cartolina e/ou outros tipos); 
  • Materiais para escrever e colorir (lápis, borracha, canetas coloridas e/ou lápis de cor); 
  • Redes sociais e aplicativos (Instagram, Facebook, Twitter, WhatsApp);
  • Ferramentas para videoconferência (Google Meet, Zoom, Microsoft Teams);
  • Ferramenta de apresentação de slides (Google Slides, Prezi, Canva ou similares);
  • Softwares gráficos vetoriais (InkScape, Illustrator, CorelDRAW, Canva);
  • Equipamentos tecnológicos (smartphone ou computador com acesso à internet).

#dica: Caso você não tenha acesso à internet, é possível fazer adaptações para desenvolver a prática de forma analógica. Utilize livros, recortes, papéis e cartazes.

Faça o download para ter acesso offline: 

Informações técnicas
OI FUTURO
Presidência
Suzana Santos
Vice Presidência
Bernardo Scudiere
Diretoria Executiva
Sara Crosman
Gerência de Educação, Inovação Social e Comunicação
Carla Marques Uller
Equipe de Educação
Fábio Meirelles, Fernanda Sarmento, Karina Trotta e Roan Saraiva

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO
Secretaria de Estado de Educação
Marcelo Andrade Bezerra Barros
Secretaria Executiva de Educação Profissional
Maria de Araújo Medeiros Souza
Superintendência Pedagógica
Mariângela Jansen Berardinelli
Gerência Geral de Educação Profissional
George Bento Catunda

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
Secretaria de Estado de Educação
Alexandre Valle
Subsecretaria de Gestão da Rede e de Ensino
Joilza Rangel
Subsecretaria de Planejamento e Ações Estratégicas
Renata Guerra
Superintendência Pedagógica
Elisângela de Lima
Superintendência de Projetos Estratégicos
Vivianne Dorado

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL CÍCERO DIAS – NAVE RECIFE
Direção Escolar
Aldineide Lilian Gomes de Queiroz Ferraz
Autores e Autoras
Wilson de Menezes, Patrícia Oliveira e Sâmara Carvalho

COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ LEITE LOPES – NAVE RIO
Direção Escolar
Silvana Almeida
Autores e Autoras
Bárbara Arraes

PARCEIROS TÉCNICOS
CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS DO RECIFE – CESAR
BALUARTE CULTURA

PORVIR
Diretora Executiva
Tatiana Klix
Edição das Experiências
Marina Lopes
Direção de Arte
Regiany Silva

UNICEF
Representante do UNICEF no Brasil
Florence Bauer
Representante Adjunta do UNICEF no Brasil
Paola Babos
Chefe de Educação
Italo Dutra
Equipe de Educação
Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva, Júlia Ribeiro, Juliana Sartori e Sandra Tiné

Experiência didática produzida para o projeto Trajetórias de Sucesso Escolar do UNICEF