- Experiência Didática
Retextualização de poemas visuais
FICHA TÉCNICA
Tema:
Leitura, escrita e oralidade, Arte e Cultura
Resumo:
A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um marco para a compreensão do desenvolvimento e da construção da identidade literária no Brasil e no mundo. A experiência didática “Retextualização de poemas visuais” propõe uma exploração verbal e visual da literatura para ampliar o repertório cultural dos/das estudantes, promover a autoria e discutir a importância da Semana de Arte Moderna.
Objetivo Geral:
- Estimular a curiosidade e interesse por novas leituras;
- Ampliar o repertório cultural e pessoal dos/das estudantes por meio da leitura de poemas visuais;
- Observar a grafia das palavras e suas possibilidades de exploração visual e sonora;
- Representar pensamentos, sentimentos, histórias, experiências pessoais e coletivas por meio da linguagem artística e das motivações da arte.
Componentes Curriculares:
Tempo de implementação:
14 aulas
Público sugerido:
Recursos necessários:
- Papéis (papel ofício, cartolina e/ou outros tipos);
- Materiais para escrever e colorir (lápis, borracha, canetas coloridas e/ou lápis de cor);
- Redes sociais e aplicativos (Instagram, Facebook, Twitter, WhatsApp);
- Ferramentas para videoconferência (Google Meet, Zoom, Microsoft Teams);
- Ferramenta de apresentação de slides (Google Slides, Prezi, Canva ou similares);
- Softwares gráficos vetoriais (InkScape, Illustrator, CorelDRAW, Canva);
- Equipamentos tecnológicos (smartphone ou computador com acesso à internet).
#dica: Caso você não tenha acesso à internet, é possível fazer adaptações para desenvolver a prática de forma analógica. Utilize livros, recortes, papéis e cartazes.
Informações técnicas
OI FUTURO
Presidência
Suzana Santos
Vice Presidência
Bernardo Scudiere
Diretoria Executiva
Sara Crosman
Gerência de Educação, Inovação Social e Comunicação
Carla Marques Uller
Equipe de Educação
Fábio Meirelles, Fernanda Sarmento, Karina Trotta e Roan Saraiva
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO
Secretaria de Estado de Educação
Marcelo Andrade Bezerra Barros
Secretaria Executiva de Educação Profissional
Maria de Araújo Medeiros Souza
Superintendência Pedagógica
Mariângela Jansen Berardinelli
Gerência Geral de Educação Profissional
George Bento Catunda
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
Secretaria de Estado de Educação
Alexandre Valle
Subsecretaria de Gestão da Rede e de Ensino
Joilza Rangel
Subsecretaria de Planejamento e Ações Estratégicas
Renata Guerra
Superintendência Pedagógica
Elisângela de Lima
Superintendência de Projetos Estratégicos
Vivianne Dorado
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL CÍCERO DIAS – NAVE RECIFE
Direção Escolar
Aldineide Lilian Gomes de Queiroz Ferraz
Autores e Autoras
Wilson de Menezes, Patrícia Oliveira e Sâmara Carvalho
COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ LEITE LOPES – NAVE RIO
Direção Escolar
Silvana Almeida
Autores e Autoras
Bárbara Arraes
PARCEIROS TÉCNICOS
CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS DO RECIFE – CESAR
BALUARTE CULTURA
PORVIR
Diretora Executiva
Tatiana Klix
Edição das Experiências
Marina Lopes
Direção de Arte
Regiany Silva
UNICEF
Representante do UNICEF no Brasil
Youssouf Ould Abdel-Jelil
Chefe de Educação
Monica Pinto
Equipe de Educação
Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva, Júlia Ribeiro, Juliana Sartori e Sandra Tiné
Experiência didática produzida para o projeto Trajetórias de Sucesso Escolar do UNICEF