Experiência didática

Retextualização de poemas visuais

Ficha técnica

Tema

Leitura, escrita e oralidade, Arte e Cultura

Resumo

A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um marco para a compreensão do desenvolvimento e da construção da identidade literária no Brasil e no mundo. A experiência didática “Retextualização de poemas visuais” propõe uma exploração verbal e visual da literatura para ampliar o repertório cultural dos/das estudantes, promover a autoria e discutir a importância da Semana de Arte Moderna.

Objetivo geral

  1. Estimular a curiosidade e interesse por novas leituras; 
  2. Ampliar o repertório cultural e pessoal dos/das estudantes por meio da leitura de poemas visuais; 
  3. Observar a grafia das palavras e suas possibilidades de exploração visual e sonora; 
  4. Representar pensamentos, sentimentos, histórias, experiências pessoais e coletivas por meio da linguagem artística e das motivações da arte.

Objetivos gerais da BNCC

Repertório cultural, Comunicação

Componentes curriculares

Arte, Língua Portuguesa

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

Clique nas imagens para saber mais
ODS 4. Educação de qualidade

Tempo de implementação:

14 aulas

Público sugerido:

Ensino Médio

Recursos necessários:

  • Papéis (papel ofício, cartolina e/ou outros tipos); 
  • Materiais para escrever e colorir (lápis, borracha, canetas coloridas e/ou lápis de cor); 
  • Redes sociais e aplicativos (Instagram, Facebook, Twitter, WhatsApp);
  • Ferramentas para videoconferência (Google Meet, Zoom, Microsoft Teams);
  • Ferramenta de apresentação de slides (Google Slides, Prezi, Canva ou similares);
  • Softwares gráficos vetoriais (InkScape, Illustrator, CorelDRAW, Canva);
  • Equipamentos tecnológicos (smartphone ou computador com acesso à internet).

#dica: Caso você não tenha acesso à internet, é possível fazer adaptações para desenvolver a prática de forma analógica. Utilize livros, recortes, papéis e cartazes.

Acesse a versão editável

Faça o download para ter acesso offline

Voltar

Iniciativa:

UNICEF

Representante do UNICEF no Brasil:

Youssouf Ould Abdel-Jelil

Chefe de Educação:

Monica Pinto

Equipe de Educação:

Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva, Júlia Ribeiro, Juliana Sartori e Sandra Tiné

 

Parceria técnica:

OI FUTURO

Presidência:

Suzana Santos

Vice Presidência:

Bernardo Scudiere

Diretoria Executiva:

Sara Crosman

Gerência de Educação, Inovação Social e Comunicação:

Carla Marques Uller

Equipe de Educação:

Fábio Meirelles, Fernanda Sarmento, Karina Trotta e Roan Saraiva

 

Secretaria de Estado de Educação de Pernambuco:

Secretaria de Estado de Educação: Marcelo Andrade Bezerra Barros
Secretaria Executiva de Educação Profissional: Maria de Araújo Medeiros Souza
Superintendência Pedagógica: Mariângela Jansen Berardinelli
Gerência Geral de Educação Profissional: George Bento Catunda

 

Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro:

Secretaria de Estado de Educação: Alexandre Valle
Subsecretaria de Gestão da Rede e de Ensino: Joilza Rangel
Subsecretaria de Planejamento e Ações Estratégicas: Renata Guerra
Superintendência Pedagógica: Elisângela de Lima
Superintendência de Projetos Estratégicos: Vivianne Dorado

 

Escola Técnica Estadual Cícero Dias – NAVE Recife:

Direção Escolar: Aldineide Lilian Gomes de Queiroz Ferraz
Autores e Autoras: Wilson de Menezes, Patrícia Oliveira e Sâmara Carvalho

 

Colégio Estadual José Leite Lopes – NAVE Rio:

Direção Escolar: Silvana Almeida
Autores e Autoras: Bárbara Arraes

 

Parceiros Técnicos:

Centro de Estudos Avançados do Recife – CESAR
Baluarte Cultura

 

Porvir:

Diretora Executiva: Tatiana Klix
Edição das Experiências: Marina Lopes
Direção de Arte: Regiany Silva

 

Experiência didática produzida para o projeto:

Trajetórias de Sucesso Escolar do UNICEF