Minha Identidade Visual

FICHA TÉCNICA 

Tema:

Diversidade, Arte e Cultura

Resumo:

Quem é você e como você acredita que a sua imagem é percebida pelos outros? A partir de questões existenciais e reflexões sobre o processo de construção de identidade, a experiência incentiva que os/as estudantes valorizem suas singularidades, celebrem as diversidades e entendam como a representação de quem eles/elas são pode ser atravessada pelas suas escolhas, experiências e vivências culturais e também pela forma como a sociedade constrói representações. No fim dessa jornada, eles/elas ainda produzem um autorretrato digital ou manual.

Objetivo Geral:

  1. Identificar o que é identidade e relacionar como nos percebemos e como o outro nos observa; 
  2. Debater a identidade como processo de permanente construção vinculado à cultura, às experiências, às escolhas feitas pelos/pelas jovens e às expectativas/imposições sociais;  
  3. Refletir sobre o que nos faz únicos/únicas e comparar isso com o processo de construção da identidade de uma marca;
  4. Produzir de forma artística um autorretrato que traduz a identidade do/da estudante.
Competências Gerais da BNCC:
Autoconhecimento, Empatia e cooperação

Componentes Curriculares:

Arte, História, Língua Portuguesa
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

Clique nas imagens para saber mais

Tempo de implementação:

4 aulas

Público sugerido:

Ensino Médio

Recursos necessários:

  • Materiais para criação das obras (papéis, telas, tecidos, entre outros); 
  • Materiais de papelaria (Papel, isopor, lápis, lápis colorido, canetinhas coloridas, tinta, pincéis, cola, tesoura, isopor, massinha, lã, entre outros); 
  • Softwares livres de desenho e imagem vetorial (Inkscape, Ibis Paint, Autodesk); 
  • Equipamentos tecnológicos (smartphone ou computador com acesso à internet).

Faça o download para ter acesso offline: 

Informações técnicas

OI FUTURO
Presidência
Suzana Santos
Vice Presidência
Bernardo Scudiere
Diretoria Executiva
Sara Crosman
Gerência de Educação, Inovação Social e Comunicação
Carla Marques Uller
Equipe de Educação
Fábio Meirelles, Fernanda Sarmento, Karina Trotta e Roan Saraiva

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO
Secretaria de Estado de Educação
Marcelo Andrade Bezerra Barros
Secretaria Executiva de Educação Profissional
Maria de Araújo Medeiros Souza
Superintendência Pedagógica
Mariângela Jansen Berardinelli
Gerência Geral de Educação Profissional
George Bento Catunda

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
Secretaria de Estado de Educação
Alexandre Valle
Subsecretaria de Gestão da Rede e de Ensino
Joilza Rangel
Subsecretaria de Planejamento e Ações Estratégicas
Renata Guerra
Superintendência Pedagógica
Elisângela de Lima
Superintendência de Projetos Estratégicos
Vivianne Dorado

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL CÍCERO DIAS – NAVE RECIFE
Direção Escolar
Aldineide Lilian Gomes de Queiroz Ferraz
Autores e Autoras
Wilson de Menezes, Patrícia Oliveira e Sâmara Carvalho

COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ LEITE LOPES – NAVE RIO
Direção Escolar
Silvana Almeida
Autores e Autoras
Bárbara Arraes

PARCEIROS TÉCNICOS
CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS DO RECIFE – CESAR
BALUARTE CULTURA

PORVIR
Diretora Executiva
Tatiana Klix
Edição das Experiências
Marina Lopes
Direção de Arte
Regiany Silva

UNICEF
Representante do UNICEF no Brasil
Florence Bauer
Representante Adjunta do UNICEF no Brasil
Paola Babos
Chefe de Educação
Italo Dutra
Equipe de Educação
Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva, Júlia Ribeiro, Juliana Sartori e Sandra Tiné

Experiência didática produzida para o projeto Trajetórias de Sucesso Escolar do UNICEF