A intenção da metodologia é que as(os) estudantes percorram quatro Experiências Didáticas, nas quais poderão vivenciar uma aprendizagem ativa, conectada aos seus interesses e aos desafios dos territórios que habitam. Assim, ampliando gradativamente o seu repertório e a apropriação crítica dos recursos digitais e tecnológicos, tendo a comunidade em que vivem como plano de fundo para suas produções e o desenvolvimento de seus projetos de vida. Todas as práticas pedagógicas estão relacionadas às competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Introdução às Experiências Didáticas de Cultura Digital.
Ed 1 – Uma selfie vale mais que mil palavras
Reúne atividades sobre “investigação biográfica” para desenvolverem a sua narrativa pessoal e perfil profissional. Também são abordados os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) partindo do olhar de quais desafios eles observam no seu entorno que se sentem motivados a se conectarem. A produção dessa experiência tem foco em registro fotográfico e apresentação do “storytelling pessoal”.
Ed 2 – Viralizando minha causa
O objetivo é que as(os) jovens se conectem aos seus territórios, explorando-os e desenvolvendo narrativas sobre o espaço. Reflexões sobre “Como a tecnologia entra no meu cotidiano? Como crio e podemos criar e consumir conteúdos digitais?” As produções sobre os desafios encontrados em seus territórios ganham vida com um podcast.
Ed 3 – #(De)codificando meus sonhos
O objetivo é desenvolver junto à turma protótipos “mão na massa” baseado no princípio do modelo do projeto (Canvas) e no mapa da persona onde aprofundam o conhecimento para a pessoa que estão resolvendo o desafio. Cada grupo escolhe os meios que desejam fazer a prototipação. Seja por produções que envolvem conceitos de programação até produções visuais dos seus projetos.
Ed 4 – Hackeando minha quebrada
O objetivo dessa experiência didática é formatar as ideias em como colocar em prática em suas comunidades uma versão simplificada da solução pensando em gestão de projetos e modelo financeiro.. Aqui os jovens também desenvolvem site sobre a proposta e treinam o Pitch para a apresentação final.
Proporcionar por meio de Experiências Didáticas em formato digital, um conjunto de objetos do conhecimento e práticas voltados para a formação de estudantes nas áreas da cultura digital e de competências para a vida.
80 horas (2 encontros semanais de 1h cada – 40 semanas)
Os recursos sugeridos estão indicados no texto e são descritos em detalhe no Repositório da Experiência Didática. No entanto, a experiência poderá ser realizada utilizando outros materiais e adaptada a um contexto analógico.
Iniciativa: UNICEF
Representante do UNICEF no Brasil
Youssouf Ould Abdel-Jelil
Chefe de Educação
Monica Pinto
Equipe de Educação: Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva, Juliana Sartori e Sandra Tiné
Revisão técnica para inclusão e acessibilidade: Liliane Garcez (Instituto Rodrigo Mendes)
Coordenação técnica: Instituto Tellus
Liderança de projeto:
Iniciativa: UNICEF
Representante do UNICEF no Brasil
Youssouf Ould Abdel-Jelil
Chefe de Educação
Monica Pinto
Equipe de Educação: Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva, Juliana Sartori e Sandra Tiné
Revisão técnica para inclusão e acessibilidade: Liliane Garcez (Instituto Rodrigo Mendes)
Coordenação técnica: Instituto Tellus
Liderança de projeto: Thayná Bastos
Consultores do projeto: Daniel Quintero, Karina Martins, Marco Latorre e Thais Milanello
Revisão: Instituto Tellus
Diagramação: Instituto Tellus
Consultores do projeto: Daniel Quintero, Karina Martins, Marco Latorre e Thais Milanello
Revisão: Instituto Tellus
Diagramação: Instituto Tellus
Consultores do projeto: Daniel Quintero, Karina Martins, Marco Latorre e Thais Milanello
Revisão: Instituto Tellus
Diagramação: Instituto Tellus
Experiência didática produzida para o projeto Trajetórias de Sucesso Escolar do UNICEF