Viralizando minha causa 

FICHA TÉCNICA 

Tema:

Leitura, escrita e oralidade, Cidadania, Cultura Digital

Resumo:

A intenção da metodologia é que as(os) estudantes percorram quatro Experiências Didáticas, nas quais poderão vivenciar uma aprendizagem ativa, conectada aos seus interesses e aos desafios dos territórios que habitam. Assim, ampliando gradativamente o seu repertório e a apropriação crítica dos recursos digitais e tecnológicos, tendo a comunidade em que vivem como plano de fundo para suas produções e o desenvolvimento de seus projetos de vida. Todas as práticas pedagógicas estão relacionadas às competências e habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Introdução às Experiências Didáticas de Cultura Digital.

 

Ed 1 – Uma selfie vale mais que mil palavras

Reúne atividades sobre “investigação biográfica” para desenvolverem a sua narrativa pessoal e perfil profissional. Também são abordados os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) partindo do olhar de quais desafios eles observam no seu entorno que se sentem motivados a se conectarem. A produção dessa experiência tem foco em registro fotográfico e apresentação do “storytelling pessoal”.

 

Ed 2 – Viralizando minha causa 

O objetivo é que as(os) jovens se conectem aos seus territórios, explorando-os e desenvolvendo narrativas sobre o espaço. Reflexões sobre “Como a tecnologia entra no meu cotidiano? Como crio e podemos criar e consumir conteúdos digitais?” As produções sobre os desafios encontrados em seus territórios ganham vida  com um podcast.

 

Ed 3 – #(De)codificando meus sonhos

O objetivo é desenvolver junto à turma protótipos “mão na massa” baseado no princípio do modelo do projeto (Canvas) e no mapa da persona onde aprofundam o conhecimento para a pessoa que estão resolvendo o desafio. Cada grupo escolhe os meios que desejam fazer a prototipação. Seja por produções que envolvem conceitos de programação até produções visuais dos seus projetos.

 

Ed 4 – Hackeando minha quebrada

O objetivo dessa experiência didática é formatar as ideias em como colocar em prática em suas comunidades uma versão simplificada da solução pensando em gestão de projetos e modelo financeiro.. Aqui os jovens também desenvolvem site sobre a proposta e treinam o Pitch para a apresentação final.

Objetivo Geral:

Proporcionar por meio de Experiências Didáticas em formato digital, um conjunto de objetos do conhecimento e práticas voltados para a formação de estudantes nas áreas da cultura digital e de competências para a vida.

Competências Gerais da BNCC:
Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Cultura digital, Autoconhecimento, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania

Componentes Curriculares:

Arte, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

Clique nas imagens para saber mais

ODS 1. Erradicação da pobreza, ODS 4. Educação de qualidade, ODS 17 .Paz, justiça, e instituições eficazes

Tempo de implementação:

80 horas (2 encontros semanais de 1h cada – 40 semanas)

Público sugerido:

Ensino Fundamental (anos finais)

Recursos necessários:

Os recursos sugeridos estão indicados no texto e são descritos em detalhe no Repositório da Experiência Didática. No entanto, a experiência poderá ser realizada utilizando outros materiais e adaptada a um contexto analógico.

Acesse a versão editável online: 

Faça o download para ter acesso offline: 

Iniciativa: UNICEF

Representante do UNICEF no Brasil: Florence Bauer

Representante Adjunta do UNICEF no Brasil: Paola Babos

Oficial de Educação: Júlia Ribeiro

Equipe de Educação: Ana Carolina Fonseca, Erondina Silva, Juliana Sartori e Sandra Tiné

Revisão técnica para inclusão e acessibilidade: Liliane Garcez (Instituto Rodrigo Mendes)

Coordenação técnica: Instituto Tellus

Liderança de projeto: Thayná Bastos

Consultores do projeto: Daniel Quintero, Karina Martins, Marco Latorre e Thais Milanello

Revisão: Instituto Tellus

Diagramação: Instituto Tellus