CURSO

Planejamento para gestores de rede

Olá, gestores de rede! Este é o itinerário formativo da etapa de Planejamento dedicada exclusivamente a vocês. Cabe aos gestores das redes municipais e estaduais liderar e executar o Planejamento nos seus territórios e engajar as escolas na construção do Plano de Ação e a Pré-Proposta Curricular para enfrentamento do ciclo do fracasso escolar. A primeira orientação importante é que todo o processo e registros gerados durante a etapa de Planejamento devem ser formalmente submetidos à consulta e aprovação das instâncias do Executivo e Legislativo locais para que gerem documentos normativos que legitimem e orientem a implementação da estratégia nos territórios. A primeira etapa desse processo é um levantamento das normativas e documentos já existentes, que versam sobre a temática, e o diálogo com as normativas nacionais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Plano Nacional de Educação (PNE), Plano Estadual de Educação, Plano Municipal de Educação e outras leis e resoluções relacionadas à garantia do direito à educação. Em seguida, veja um Guia que elaboramos com orientações sobre como conduzir a elaboração desses documentos ao longo do Planejamento. Para ampliar e fazer o download do material, clique no ícone superior à direita da imagem.
Agora vamos tratar da construção do coração da etapa de Planejamento: o Plano de Ação. O desenho do Plano pelos gestores de rede deve anteceder a construção desse documento nas escolas, mas contar desde o começo com a participação de professores, diretores e parceiros no território no âmbito do GT Trajetórias de Sucesso Escolar. Será por meio dele que a rede definirá prioridades, estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo; definirá ações e encaminhamentos, responsabilidades de cada um dos atores envolvidos no processo; os prazos para execução de cada uma das ações necessárias para o cumprimento das metas estabelecidas; os custos, entre outras importantes definições que fundamentarão todo o programa de enfrentamento da distorção idade-série no território. Vamos aprofundar o tema nas videoaulas abaixo.
Como vimos nas videoaulas, um plano de ação bem formulado permite o acompanhamento contínuo da execução das atividades mais importantes para se atingir os objetivos e metas e pode antecipar desafios e possibilidades. Para finalizar nossa abordagem sobre o tema, elaboramos um Guia com orientações detalhadas e exemplos práticos para te auxiliar na construção desse importante documento na sua rede. Para ampliar e fazer o download do material, clique no ícone superior à direita da imagem.
Agora vamos falar do segundo processo que, ao lado do Plano de Ação, compõe a essência do Planejamento: a construção da Pré-Proposta Pedagógica específica para estudantes em distorção idade-série. Ela é o começo do desenho da abordagem didático-pedagógica que será adotada com os estudantes em distorção idade-série no território. Nela reside a intencionalidade que a rede pretende para o enfrentamento do fracasso escolar e deve considerar a diversidade desses estudantes – diferentes idades, histórias de vida escolares, diferentes saberes – e, sobretudo, a reflexão de que não basta repetir os mesmos processos e modos que contribuíram para o atraso escolar. É o momento de começar a repensar a educação e a escola que queremos para todos, sem deixar nenhum para trás. A Pré-Proposta, ainda que seja um documento preliminar, deve contar com a ampla participação dos professores, gestores escolares, estudantes, famílias e parceiros do território na sua construção. Nas videoaulas abaixo, detalhamos todos os processos, etapas e temáticas – como o Multiletramento – envolvidos na construção desse importante documento.
Para consolidar as aprendizagens e dar uma visão ampla e detalhada do processo de construção da Pré-Proposta Curricular, elaboramos o Guia abaixo. Recomendamos que você faça a leitura e compartilhe com a equipe de gestão da sua rede. Boa leitura! Para ampliar e fazer o download do material, clique no ícone superior à direita da imagem.
Dentro do processo de construção da Pré-Proposta Curricular, um dos debates mais importantes e que gera mais questões é a Enturmação. A forma como organizamos as turmas de estudantes em situação de distorção idade-série vai além de uma questão prática e revela a intencionalidade da proposta. Podemos enturmar a partir de vários critérios, por exemplo, enturmar pelos saberes dos alunos, pelas idades, por anos de atraso. Cada uma destas formas traz implicações diversas, tanto quanto aos aspectos operacionais, como aos pedagógicos. Portanto, é preciso estar muito atento a esta questão. Vamos então a uma videoaula sobre Enturmação para nos ajudar a refletir sobre isso?
Como temos enfatizado e tratado em diferentes tópicos desse curso, o processo de escuta, engajamento e participação é vital para a construção de uma proposta de enfrentamento da cultura de fracasso escolar a partir da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar. Portanto, a escuta dos estudantes é um ponto central também nesta etapa de Planejamento. Dentro desta perspectiva, não há caminhos que não passem por ouvir os nossos estudantes. É com eles e para eles que estamos trabalhando. Na etapa do Diagnóstico, vocês tiveram acesso a um Guia de Escuta de Crianças e Adolescentes que buscou ajudá-los a organizar um encontro que garantisse a participação dos estudantes e que os mobilizasse para esse momento inicial. Nesta etapa, o Guia dá mais um passo e busca orientar em como integrar e envolver os estudantes no planejamento e principalmente na construção da Pré-Proposta Curricular. Para ampliar e fazer o download do material, clique no ícone superior à direita da imagem.
Para concluir esta etapa, selecionamos livros, outros vídeos, sites e textos para que você possa se aprofundar nos conceitos e princípios do planejamento dentro da estratégia Trajetórias de Sucesso Escolar. Neles, você encontrará mais conteúdo sobre a importância do planejamento, o conceito de multiletramento e o aprofundamento do processo de construção de propostas curriculares. Para ampliar e fazer o download do material, clique no ícone superior à direita da imagem.